O diagnóstico pré-natal e a intervenção multidisciplinar na perda gestacional são temas em reflexão num encontro com a participação de especialistas na área da saúde, a decorrer ao longo do dia na Casa da Baía, em Setúbal.
No seminário Abordagem Multidisciplinar no Luto Perinatal, organizado pelo Grupo de Apoio em Cuidados Paliativos da ULSA – Unidade Local de Saúde da Arrábida, a chefe da Divisão de Direitos Sociais da Câmara Municipal de Setúbal, Conceição Loureiro, em representação do vereador Pedro Pina, destacou a pertinência da iniciativa.

“É um tema muito sensível, de grande relevância nesta valência da saúde e que este encontro ganha lugar de destaque num momento de reflexão e partilhar“, afirmou a dirigente, ao enaltecer a importância “da humanização dos cuidados de saúde“, em particular nesta área de intervenção.
Esta humanização, acrescentou Conceição Loureiro, é necessária tanto para utentes como para profissionais de saúde, com a chefe da Divisão de Direitos Sociais do município a defender que a “valorização desta área de trabalho é fundamental para o bem-estar individual e coletivo“.
A sessão de abertura do encontro organizado com o apoio da autarquia contou com intervenções de representantes da ULSA, designadamente do Conselho de Administração, do Departamento da Mulher e da Criança, do Grupo de Apoio em Cuidados Paliativos e da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte de Cuidados Paliativos.
“Precisão Diagnóstica e Tomada de Decisão na Perda Gestacional” e “Intervenção Multidisciplinar na Perda Gestacional” foram temáticas em foco no encontro, que incluiu uma sessão cinematográfica “Incompatível com a Vida”, seguida de debate, e uma exposição fotográfica de Helena Tomás.
OC/MP






