10.4 C
Porto
15.3 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Quarta-feira, Novembro 5, 2025

Luis Filipe Menezes uma liderança que Sabe Fazer

Mais artigos

 

Luis Filipe Menezes com o autor da crónica, Amaro Correia. Direitos Reservados

Parabéns, Parabéns, Parabéns. Gaia merece Avançar, os Gaienses merecem um Presidente com dimensão internacional; Gaienses merecem um Nós. A amizade é uma das relações mais especiais que podemos ter na vida porque são os amigos que nos apoiam, nos confortam e que estão ao nosso lado nos melhores e nos piores momentos.

Na verdade, Luis Filipe Menezes é amigo do seu amigo. Um homem diferente, próximo de nós, preocupa-se connosco. Com esta eleição ficou a ganhar a cidade e o povo de Gaia que volta a ter na liderança um homem que sabe fazer. Confesso a minha amizade e reconhecimento eterno a LFM, desde 2013. Tivemos momentos em comum que não partilharei com ninguém e continuamos a ter estima e consideração pessoal mútua.

Trocamos imensas mensagens sobre Gaia e a AMP. Luis Filipe Menezes Sabe Fazer cidade. Deixo uma breve Biodata para os mais distraídos, porque sempre segui LFM e li e reli o seu programa eleitoral na totalidade:

Luís Filipe de Menezes Lopes, médico e político. Filho do ilustríssimo Sr. José António Lopes, e de Maria Helena de Menezes Borges. Casou-se em Março de 2015 com a advogada Ana Luísa Caetano e juntos, tiveram o Afonso de Albuquerque. Licenciou-se em Medicina/Cirurgia, na Faculdade de Medicina da UP. Na mesma faculdade foi assistente das disciplinas de Anatomia, Propedêutica Médica e Pediatria. 1980 foi admitido como médico de medicina curativa na fábrica da Maia da Siderurgia Nacional. Interno de Pediatria nos Hospitais de S. João e Santo António em 1985. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto médico interno de Neurologia Infantil, no Hôpital Necker-Enfants malades, em Paris. Diretor Clínico da Companhia de Seguros Global. Representante de Portugal no Comité Consultivo da UE – Segurança, Higiene e Proteção da Saúde nos locais de trabalho. Presidente da Assembleia Geral da Soltroia SA. Deputado à Assembleia da República, vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e do Grupo Parlamentar do PSD. XII Governo Constitucional, de Cavaco Silva, foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. A nível partidário foi presidente da Comissão Política Distrital do Porto do PSD. Presidente do Eixo Atlântico, Associação Luso Galaica de Municípios. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia desde 1997. Presidente da 3ª maior autarquia do país tendo sido reeleito nos anos de 2001, 2005 e 2009, com quatro maiorias absolutas. Em Gaia foram construídas mais de 4 mil habitações sociais, rede de saneamento com taxas de cobertura do território municipal de 100%, rede rodoviária que introduziu sistema de mobilidade ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa. Nível desportivo, foram construídas piscinas e campos de futebol relvado em cada uma das 24 freguesias. A nível cultural recuperou os mais emblemáticos espaços: Cineteatro Brasão, Arquivo Municipal, “baptizado” com o nome de Sophia de Melo Breyner, Casa-Museu Teixeira Lopes ou a Casa Barbot.

Conseguiu garantir a construção do El Corte Inglês, promovendo a economia local e a rede de metro (a mais rentável de toda a rede de metro do Porto). Nestes mandatos Gaia ficou no centro da movida nortenha/nacional, com a construção do Cais de Gaia; requalificação do Centro Histórico, a marina, provocando procura turística internacional nunca antes vista, com a construção do Teleférico e a organização do festival Marés Vivas.

Luís Filipe Menezes à frente de VN Gaia fica para a História pela reabilitação da orla marítima (16 Km de praias rivalizam com a Região do Algarve, sendo Gaia campeã das bandeiras azuis, galardão atribuído a todas as praias do concelho). A situação financeira da autarquia, após um brutal investimento em contraciclo, ficou equilibrada. Para que não restem dúvidas aos maus políticos. 2007 – Foi candidato à liderança da Comissão Política Nacional do PSD em eleições diretas tendo obtido 54% dos votos e o seu adversário, Marques Mendes, 42% e nesta sequência lançou propostas: reforço da supervisão do Banco de Portugal sobre sistema financeiro. Propôs um País Social para reabilitar todos os bairros sociais do País e um grande projeto de Recuperação Competitiva do Interior. Foi Membro do Conselho de Estado. Acrescento, esta nota, com um recado a Miguel Sousa Tavares, que não conhece o Porto de 2013/2025 e que, sem informação fidedigna e contraditório, no Jornal Expresso, que sou leitor assíduo há 35 anos, referia-se a LFM de forma displicente.

Respondo com este texto, que enviarei ao Expresso: Setembro/2014 foi anunciada investigação por parte da Policia Judiciária/Ministério Público, facto confirmado por estas entidades. Estariam em causas investigações originadas por denúncias anónimas e visavam a gestão de 16 anos da Câmara de Gaia. Após 4 anos de investigação exaustiva, todos os inquéritos foram arquivados, tendo sido totalmente ilibado de qualquer tipo de acusação, não tendo sido constituído arguido uma única vez.

Viva Gaia, que recomeça com uma nova esperança.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img