9.1 C
Porto
12.1 C
Lisboa
14.9 C
Faro
Segunda-feira, Março 17, 2025

Lisboa – Rua Rosa torna-se amarela em campanha contra a Hepatite C

De 23 a 28 de julho, a icónica Rua Rosa, ou Pink Street, em Lisboa, muda para Yellow Street numa campanha para sensibilizar sobre a Hepatite C, promovendo a testagem gratuita e informando a população sobre esta doença tratável e curável.

As mais lidas

A emblemática Rua Rosa, mais conhecida como Pink Street, vai mudar de cor para assinalar uma semana dedicada à luta contra a Hepatite C. De 23 a 28 de julho, a rua será transformada na Yellow Street, num esforço para sensibilizar os portugueses sobre a importância da testagem para esta doença. 

A iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), o Grupo de Estudos Português da Coinfecção (GEPCOI) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da biofarmacêutica Abbvie. Esta ação faz parte dos esforços para alcançar a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a Hepatite C em Portugal até 2030. 

Durante os seis dias da campanha, a Rua Nova do Carvalho, localizada no Cais do Sodré, substituirá a sua habitual cor rosa pelo amarelo, cor simbólica da campanha de sensibilização. Além disso, a rua será decorada com mupis e outros elementos informativos sobre a Hepatite C. Serão também disponibilizados postos de testagem gratuitos e distribuídos folhetos informativos. 

Saúde. Hepatite C.
Foto de karolina Grabowska

A Hepatite C é uma doença viral que afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, causando cerca de 400.000 mortes anuais devido a cirrose e cancro do fígado. Em Portugal, estima-se que 40 mil pessoas estejam infetadas, com 80% desconhecendo o seu estado de saúde.

Pedro Narra Figueiredo, Presidente da SPG, sublinha a importância desta campanha: “A mensagem a transmitir é que a Hepatite C é, atualmente, tratável e curável. A ausência de diagnóstico precoce e respetivo tratamento pode originar uma evolução para cirrose e, posteriormente, para cancro do fígado.” 

Saúde. Hepatite C.
Foto de karolina Grabowska

Para Guilherme Macedo, Presidente do Colégio de Especialidade de Hepatologia da Ordem dos Médicos, o Dia Mundial das Hepatites Víricas é uma efeméride crucial: “Há ainda muito por fazer para conseguirmos a eliminação da Hepatite C. A adoção de uma estratégia organizada com objetivos bem determinados será a solução para este enorme problema de saúde pública.” 

Ricardo Fernandes, do GAT, reforça que “esta iniciativa é um exemplo da estratégia de rastreio que deve ser intensificada no nosso país, especialmente nas comunidades mais afetadas.” 

Paralelamente, o site www.quemvecarasnaoveinfecoes.pt continua a ser uma fonte vital de informação, oferecendo uma lista de pontos de testagem gratuita e conteúdos educativos sobre a doença. 

Esta campanha visa não só aumentar a consciência pública sobre a Hepatite C, mas também promover a testagem e tratamento precoce, contribuindo para a meta de eliminação da doença até 2030. A Rua Rosa transformada em Yellow Street é um símbolo poderoso desta luta, esperando inspirar muitos a tomar medidas proativas contra a Hepatite C.

Edição: Rui Paulo Costa
- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img