A emblemática Rua Rosa, mais conhecida como Pink Street, vai mudar de cor para assinalar uma semana dedicada à luta contra a Hepatite C. De 23 a 28 de julho, a rua será transformada na Yellow Street, num esforço para sensibilizar os portugueses sobre a importância da testagem para esta doença.
A iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), o Grupo de Estudos Português da Coinfecção (GEPCOI) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da biofarmacêutica Abbvie. Esta ação faz parte dos esforços para alcançar a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a Hepatite C em Portugal até 2030.
Durante os seis dias da campanha, a Rua Nova do Carvalho, localizada no Cais do Sodré, substituirá a sua habitual cor rosa pelo amarelo, cor simbólica da campanha de sensibilização. Além disso, a rua será decorada com mupis e outros elementos informativos sobre a Hepatite C. Serão também disponibilizados postos de testagem gratuitos e distribuídos folhetos informativos.
A Hepatite C é uma doença viral que afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, causando cerca de 400.000 mortes anuais devido a cirrose e cancro do fígado. Em Portugal, estima-se que 40 mil pessoas estejam infetadas, com 80% desconhecendo o seu estado de saúde.
Pedro Narra Figueiredo, Presidente da SPG, sublinha a importância desta campanha: “A mensagem a transmitir é que a Hepatite C é, atualmente, tratável e curável. A ausência de diagnóstico precoce e respetivo tratamento pode originar uma evolução para cirrose e, posteriormente, para cancro do fígado.”
Para Guilherme Macedo, Presidente do Colégio de Especialidade de Hepatologia da Ordem dos Médicos, o Dia Mundial das Hepatites Víricas é uma efeméride crucial: “Há ainda muito por fazer para conseguirmos a eliminação da Hepatite C. A adoção de uma estratégia organizada com objetivos bem determinados será a solução para este enorme problema de saúde pública.”
Ricardo Fernandes, do GAT, reforça que “esta iniciativa é um exemplo da estratégia de rastreio que deve ser intensificada no nosso país, especialmente nas comunidades mais afetadas.”
Paralelamente, o site www.quemvecarasnaoveinfecoes.pt continua a ser uma fonte vital de informação, oferecendo uma lista de pontos de testagem gratuita e conteúdos educativos sobre a doença.
Esta campanha visa não só aumentar a consciência pública sobre a Hepatite C, mas também promover a testagem e tratamento precoce, contribuindo para a meta de eliminação da doença até 2030. A Rua Rosa transformada em Yellow Street é um símbolo poderoso desta luta, esperando inspirar muitos a tomar medidas proativas contra a Hepatite C.
Edição: Rui Paulo Costa