Este programa insere-se na estratégia da CML para a Cultura, designadamente dando corpo aos propósitos de descentralização, democratização e duração. A rede Um Teatro em Cada Bairro tem como objetivos apoiar a adaptação ou reabilitação de espaços, apoiar a programação, descentralizar a oferta cultural e desenvolver trabalho de proximidade no território em que se insere, dando resposta à procura crescente de espaços de trabalho, ensaio, formação e de apresentação na cidade.
Com esta abertura de candidaturas, o município pretende dar continuidade ao alargamento da rede, podendo candidatar-se entidades coletivas, com ou sem fins lucrativos, com sede no concelho de Lisboa e consórcios, em que, pelo menos, uma das entidades cumpra estes requisitos. O apoio financeiro tem a duração de três anos e cobre investimento em obra e programação e gestão e poderá chegar a um máximo de 225 mil euros para o triénio.
De acordo com Diogo Moura, vereador com o pelouro da Cultura, “a rede Um Teatro em Cada Bairro dá, desde logo, corpo a um dos pilares da nossa estratégia para a Cultura: a descentralização. Porque contribui para o alastrar no território de lugares dedicados às artes performativas e a outras manifestações culturais. Mas não é só isso: outros dos eixos a que esta medida também dá corpo é aos pilares da democratização e da duração. Democratização porque envolve associações na construção da oferta cultural da cidade e na diversidade da programação, permitindo assim chegar a outros públicos e, simultaneamente, oferecendo ao meio artístico lugares de criação, de ensaio e de apresentação. E duração – o tempo – porque ocupando e recuperando, nalguns casos, lugares outrora dedicados à Cultura, o Teatro em Cada Bairro permite corrigir diafonias na malha urbana, contribuindo para a preservação e para a criação da memória coletiva de bairro e de cidade ligada à Cultura e promovendo uma preservação de identidade intergeracional e envolvimento da comunidade. Entre outras razões, estas são algumas das mais evidentes que fazem deste compromisso do executivo presidido por Carlos Moedas uma política pública absolutamente centrada nas pessoas”.
As candidaturas poderão ser submetidas on-line através do formulário que se encontra disponível no site lisboa.pt.
Até ao momento, a rede Um Teatro em Cada Bairro é composta por seis espaços culturais e teve início a dezembro de 2022 com a inauguração do espaço Avenidas (Bairro de Santos, ao Rego), tendo-se alargado, depois disso, à Quinta Alegre (Santa Clara), ao Cineteatro Turim (Benfica), à Casa do Jardim da Estrela (Estrela), à Boutique da Cultura (Carnide) e ao Coruchéus (Alvalade).
Desde o seu início, foram realizadas mais de 450 iniciativas, um terço das quais contaram com a participação da comunidade local, e no total acolheram mais de 25 mil espetadores.