Durante a cerimónia, a AD-Associação Cultural recebeu o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego e a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, em reconhecimento do seu contributo para a formação cultural de crianças e jovens. O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, destacou a relevância da associação na dinamização cultural local, afirmando: “O TRC é a nossa sala de visitas onde passa nova vida cultural e social do concelho”.
O diretor artístico da AD, Roberto Sabença, sublinhou o impacto do trabalho da associação na identidade cultural de Lamego, referindo: “Uma sociedade sem arte, sem cultura, sem valores… é uma sociedade sem identidade, pobre. Por isso mesmo, e digo isto de peito aberto, e com orgulho… tenho a plena consciência de que nós, AD, temos contribuído e muito, para a riqueza da identidade de Lamego”.
A Gala de Aniversário da Reabertura do TRC contou com a presença de cerca de 70 músicos, das bandas filarmónicas de Cambres, Lalim e Magueija, sob direção do maestro Hélder Magalhães. O evento incluiu a estreia mundial da obra “O que há para lá do sonhar?”, composta por Diogo Novo Carvalho. O espetáculo encheu por completo a sala e encerrou as celebrações do aniversário do teatro.
