Fernando Manuel da Silva Martins foi sub-director e Provedor do Leitor do Jornal de Notícias (JN), órgão de informação a que deu 40 anos da sua vida. Nasceu no Porto, na freguesia de Massarelos, a 23 de Julho de 1940 (tinha 84 anos) e foi casado, em segundas núpcias, com a jornalista Olga Vasconcelos (que também exercia no JN) falecida em 2023. Deste casamento teve cinco filhos, e mais dois do primeiro casamento.
Iniciou a carreira de jornalista em 1963, na delegação do Porto do jornal “O Século”, ao tempo um dos mais antigos e prestigiados diários nacionais que se publicava em Lisboa, rivalizando com o “Diário de Notícias”. Alguns meses depois, foi convidado a mudar-se para o JN, onde faria carreira de quatro décadas.
Foi repórter, redactor, editor, chefe de Redacção e director adjunto do JN, deixando o jornal em 2003, quando era Provedor do Leitor. Foi o principal impulsionador do JN Online, e no desempenho da sua profissão também foi correspondente das agências noticiosas ANSA (Itália) e The Associated Press (EUA).
Para lá do jornal, Fernando Martins foi director da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, presidiu ao Sindicato Nacional dos Jornalistas, e foi sócio fundador do Observatório de Imprensa. Fez parte dos órgãos sociais da Associação do Museu Nacional da Imprensa e Artes Gráficas desde a sua fundação, e foi vice-presidente do Centro de Formação de Jornalistas, onde também deu formação.
Passou pela televisão (RTP1) onde fez o programa Yo-Yo, dirigido por si e por José Viale Moutinho. Durante cerca de 17 anos foi professor e director do Curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, da Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã. Leccionou na Universidade Moderna (Curso Pós-Graduação em Jornalismo) e no Instituto Politécnico da Guarda (Curso de Verão – Jornalismo).
Ainda cursou Direito na Universidade Católica do Porto.
Funeral do jornalista Fernando Martins é amanhã
Faleceu no dia 4 de Janeiro o jornalista Fernando Martins, cujo corpo se encontra na Igreja do Foco (Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, no Porto), com celebrações fúnebres marcadas para amanhã (Quinta-feira, dia 9) pelas 14:30h.