O Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) regressa para a sua 51.ª edição, entre 8 de junho e 19 de julho, com uma programação que inclui 14 espetáculos, muitos em estreia nacional, passando pelo Auditório de Espinho e, no encerramento, pela Praça Dr. José de Oliveira Salvador.
Entre os artistas confirmados estão Al Di Meola, Angélique Kidjo com a Orquestra Clássica de Espinho, Joshua Redman com a Orquestra de Jazz de Espinho, Makaya McCraven, Pedro Burmester, Martin Frost, Amandine Beyer, Leticia Moreno, Lea Desandre & Thomas Dunford, entre outros.
Segundo Alexandre Santos, coordenador de programação do FIME, “Na 51.ª edição do FIME apresentámos uma programação eclética, dirigida a públicos diversificados. Grandes nomes da cena nacional e internacional que cruzam domínios musicais com vista a proporcionar experiências ímpares, numa dinâmica muito singular. Ao longo de mais de um mês de concertos e atividades, o FIME 2025 reforça a aposta na qualidade, na diversidade e na proximidade com o público, mantendo-se como referência incontornável no panorama dos festivais de música da especialidade em Portugal.”

A pré-abertura acontece a 8 de junho, com um concerto familiar protagonizado pela Orquestra Clássica de Espinho e pelo FIMEnsemble, sob direção de Cesário Costa. A abertura oficial, no dia 16, conta com Joshua Redman e a Orquestra de Jazz de Espinho. Destaque também para o novo projeto acústico de Al Di Meola, dia 21, e o espetáculo “African Symphony”, de Angélique Kidjo com a Orquestra Clássica, no encerramento, dia 19 de julho, com entrada livre.
Os bilhetes custam entre 5€ e 15€ e estão à venda na bilheteira do Auditório de Espinho e on-line. A programação completa pode ser consultada no site oficial do festival.
OC/JJS
