A Casa da Cultura de Fafe recebe a exposição “Tecer o Amanhã”, criada no âmbito da residência artística “experimentar o têxtil”, desenvolvida pelas artistas Ana Leandro, Cindy Steiler e Monica Faria. A inauguração decorre no espaço expositivo com curadoria da cooperativa Ideias Emergentes – Arte, Arquitetura e Produção Cultural, CRL.
Este projeto insere-se no programa “Experimentar o Têxtil”, promovido em 2023 e 2024, com foco na experimentação artística e na valorização dos saberes manuais ligados ao têxtil. Segundo a organização, “teve um forte impacto nos artistas, e sobretudo nas comunidades que o acolheram, interagindo, partilhando histórias e saberes”, o que se refletiu nas exposições anteriores “Conversas entre o corpo e a palha”, “LãnoLinho” e “Palha a Lã no Linho”, bem como em oficinas e residências artísticas.
“Tecer o Amanhã” é a personificação de um ciclo próprio que pulsa em Fafe. É o nome que dá vida à exposição, numa relação criativa e colaborativa com e na comunidade territorial do concelho”, refere a nota da organização.
A exposição materializa o diálogo entre as artistas e os habitantes de Fafe, estabelecendo pontes entre práticas contemporâneas e a herança cultural da região. O programa sublinha ainda a importância do envolvimento local em processos artísticos participativos.
OC/RPC

Editor Adjunto, Articulista e Eng. Eletrotécnico