Os geossítios situados no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros foram reconhecidos pela União Internacional para as Ciências Geológicas (IUGS) devido à sua importância científica e contribuição para as ciências geológicas. A distinção foi atribuída durante os 37th International Geological Congress, em Busan, Coreia do Sul, e inclui a publicação no livro “The Second 100 IUGS Geological Heritage Sites”.
Nuno Russo, vereador do Ambiente, destacou a relevância do prémio, afirmando que a distinção promoverá a região e atrairá especialistas, contribuindo para o desenvolvimento turístico. “A região necessita desta mais-valia, mostrando o potencial científico-geológico e paleontológico existente no nosso concelho”, sublinhou.
A subcomissão dos geossítios da UNESCO/IUGS Geological Heritage Commission avalia locais de elevada relevância científica internacional, valorizando os que constituem referências globais ou contribuições significativas para o avanço das ciências geológicas.
Este reconhecimento foi alcançado através de uma candidatura conjunta que envolveu a comunidade científica, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), municípios da região e outras entidades públicas. O prémio reforça a relevância científica e turística desta área protegida de Portugal.
OC/RPC