Uma dor -em qualquer parte do corpo – que perdure mais de três meses, intensa, constante ou intermitente não deve desvalorizar. Procure ajuda de um profissional de saúde.
Esta dor pode ser acompanhada de latejos, picadas ou ardência. De intensidade variável e aparecer ou desaparecer durante meses ou, até, anos. Persistir cerca de um mês após a resolução da causa da lesão.
Geralmente, traz associado cansaço, rigidez muscular e causa dificuldades no sono.
Podemos estar perante a DOR CRÓNICA, que tem um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes.
CAUSAS
As principais causas podem ser lesões, diabetes, doenças oncológicas, artrite ou fibromialgia – que é uma dor generalizada. Também os problemas psicológicos ou neurológicos, bem como o “stress”, costumam ser sérios causadores.
SOLUÇÕES
Para tratar a Dor Crónica, temos de considerar uma abordagem multidisciplinar. Os fármacos poderão ser necessários, mas a fisioterapia, osteopatia, acupuntura e massagem, a par com a atividade física adequada ao paciente – pode ser o “melhor dos Fármacos” – associada a um diferente estilo de vida, dieta, sono e exercício.
A Terapia Ocupacional, Técnicas de Respiração e Meditação são atividades complementares que ajudam sempre na diminuição do quadro sintomático.
Estas terapias vão aliviar a dor, mas também melhorar a mobilidade, o que leva, de imediato, a superior qualidade de vida e melhor capacidade de controlo no dia-a-dia, apesar da Dor Crónica.
Se alguns destes sinais e sintomas lhe são familiares, uma célere atuação terá um papel importante no controlo dos mesmos.
Fisioterapeuta e Osteopata