14.9 C
Porto
16.5 C
Lisboa
22.9 C
Faro
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Comissão Europeia distingue Lisboa como Capital da Inovação da Europa

As mais lidas

Em 2021, o Presidente Carlos Moedas havia anunciado no palco principal da Web Summit a ambição de lançar uma fábrica de unicórnios e de tornar Lisboa na capital da inovação da Europa durante o seu mandato, competindo com outros grandes polos tecnológicos como Paris, Londres ou Berlim.

Em apenas 2 anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, anunciou 10 mil postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologiasWeb 3” ou a inteligência artificial.

O projeto da Unicorn Factory foi a base da candidatura de Lisboa aos prémios iCapital que distinguem todos os anos as cidades mais inovadoras da Europa. O prémio mais cobiçado, “European Capital of Innovation“, tem o valor de um milhão de euros e foi pela primeira vez arrecadado pela capital portuguesa.

Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social“, salienta Carlos Moedas.

Este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”.

       O Cidadão

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img