10.9 C
Porto
16.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Terça-feira, Setembro 16, 2025

Capitão Trambolho e o Far(ioli)oleiro – Por Amaro F. Correia

Mais artigos

AvBout! Hoje, para memória futura, quero prestar a minha homenagem ao Presidente Pinto da Costa (PC).

Construí o sonho e ele, realizou-me. Hoje, para memória futura, alerto os mais distraídos, que gostam do FCP, para ponderaram bem o rumo do clube e por isso, juntei, numa avaliação factual a análise financeira, da imagem e da comunicação atual do clube. A crítica desportiva deixo para depois…

Tomei conhecimento que AVB apresenta um livro com um titulo, no mínimo bizarro – O Capitão de Abril. Disparate para quem não apresentou nada e espanta-me a ousadia, a falta de ética, a falta de vergonha e acima de tudo, a falta de coragem deste pseudo-capitão forjado na comunicação e no marketing, que até agora só acrescentou maledicência e mentiras sobre o clube. Resultados = Zero.

Não vou em “tangas” nestes primeiros jogos já que 20 dias de preparação leva 3 lesionados – tal e qual o descalabro do “Faroleiro” no Ajax.

Mesmo assim, espero que o Porto seja campeão. Junto, a este, o “famoso” trambolho dos elevadores de má memória e “grande gestor” que num ano, (com ajuda dívida) tirou o meu clube da falência. Acham que dá para acreditar? O FCP se não entra na Liga dos Campeões, este ano, terá um problema maior, de sustentabilidade, do que já tinha em 2023/2024.

Tenho consciência deste maravilhoso mundo de confusão na comunicação…nos últimos meses foram criadas mais de 300 páginas/grupos nas redes sociais, de informação e contrainformação, sobre o FCP. Quem se dedica a isto tem de dar a cara e não se acobardar, porque ser Porto, é não ter medo.

Existiam muitas páginas a elogiar jogadores, equipas técnicas à medida, adversários, exultavam os títulos e as vitorias do ano…. Não sou Pintista, muito menos, ou nada, AvB, sou do FC Porto e não como “gelados com a testa”. O trabalho desta “gentalha” era criticar a SAD, difamando-a, alinhavam discursos com as Tv´s de Lisboa, criticavam decisões desportivas e pouco ou nada, de bajulação ao Presidente PC.

Mas não havia razão, porque PC ganhava sempre. Hoje, o cenário é diferente e preocupante, analiso e bloqueio grupos, nas mesmas redes, porque: Difamam a direção do PC; Elogiam o “salvador” AVB; apresentam auditoria forense (do nada), publicamente; Facadas era o melhor treinador; Sérgio Conceição seria o pior; Pepe é que não quis ficar; Francisco também não quis; AvB conquistava tudo? Elogiar AVB depois da festa dos Dragões; Assertividade na despedida do Facadas; Decisão certa ao contratar Anselmi; AVB era o melhor a negociar com o Cruz Azul; Felizes quando despediram Anselmi; AVB era o melhor a contratar Gabri Veiga; Borja igual entre outros sem comissões (mentira compulsiva); vendas fantásticas Octávio, João Mário e Xico Conceição; criticam Xico Conceição por reivindicar o que tinha direito; Exultavam AvB, no dia do funeral, ter feito Diogo Jota e o irmão, associados, mortos do FCP (ridículo no mínimo); Apresentar Lung, sem ninguém saber (um feito); cerimónia de homenagem a Jorge Costa é caricata e própria de uma telenovela mexicana e, por fim, mas tenho mais, o descalabro desportivo da época anterior. Recordo aos distraídos a venda de jogadores deste “grande gestor”: Toni Martinez (2 m); Wendel (2,1 m); João Marcelo (2,5 m); Navarro (3m); Gonçalo Borges (10m); Carmo (11 m); João Mário (12,6 m); Octávio (17m); Evanilson (39,5m); Conceição (42 m); Galeno (50 m); Nico (60 m). Tudo, totaliza 252 milhões de euros em vendas.

Quem se lembra do clube ser gerido assim nos últimos 20 anos? Alguns destes artistas nunca referia o clube como ganhador, nestas páginas, de forma elogiosa. São portistas? Não. Nunca serão. Na verdade, isto não acontecia, porque PC uniu o Clube, sempre, sem preocupações com as campanhas eleitorais. Comparo o cenário ao de LFV, com a invenção da cartilha, de forma a controlar os sócios pelas TVS. Tenho fé, que são sempre os mesmos, com o mesmo objetivo e a coberto de pedidos insondáveis, que o MP, nunca investigará. Tenho a certeza que quem semear divisões acabará mal e AVB apostou em dividir para reinar. A mim só me unirá o FCP. Este é o ano de tudo ou nada. PC não ressuscita (infelizmente) e o sucessor de AvB terá que ser alguém que tenha ADN Porto.

Apoiarei o candidato que melhor adapte a comunicação a todos os sócios, unindo. Logo que este pseudo-capitão saia do Clube farei uma proposta, pessoal, em AG para reintegrar todos os portistas. Todos e todas, ninguém será excluído. A liderança de uma empresa, de uma organização é reconhecida, não é imposta pela “espuma” das redes sociais e comunicação social de Lisboa, que ainda não acredita, no feito de se livrarem do homem que colocou o FCP no topo do mundo e acima dos clubes de Lisboa.

Jamais PC sujaria o nome de um jogador, no ativo, do clube como este está a fazer com Mora, com os cartilheiros a transformar um desejo de vingança pessoal, em vitimização compulsiva. Esta tática foi a mesma com PC, Pepe, SC que não queriam continuar…usaram a cerimónia fúnebre como uma organização de eventos; as mortes de dois jogares para evidenciar um Ser humano inatacável, mesmo caindo no ridículo de ter dois sócios falecidos no ativo.

Somos o primeiro clube do Mundo com sócios falecidos… a votar? Este capitão terá uma justiça ajustada ao seu carácter e colherá o que semeia. O meu sonho passa pelos verdadeiros portistas, ao leme do meu clube para voltar a ganhar, sem truques, sem comunicação e com vitórias.

Aos que dividem, a minha indiferença. Sou e serei sempre do FCP e nunca renegarei a minha capacidade crítica de olhar com desconfiança para os artistas que proliferam no Clube. Quem semeou terá de arcar com as consequências e não me calarei se não for campeão. Os princípios da comunicação e do marketing foram subvertidos. Sócio 5045.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img