O Caminho da Geira e dos Arrieiros tem vindo a consolidar-se como uma das rotas preferidas pelos peregrinos que partem de Braga rumo a Santiago de Compostela. Em 2024, 509 peregrinos escolheram este percurso, correspondendo a 45,3% do total que iniciou a jornada na Sé Catedral de Braga, de acordo com dados do Serviço de Peregrinos de Santiago de Compostela. Este itinerário compensou as perdas registadas noutras rotas, como o Caminho Português Central e o Caminho Minhoto Ribeiro.
Além do crescimento percentual significativo de 26,1%, o percurso é reconhecido pelo seu valor histórico e natural. O Caminho da Geira atravessa a via romana melhor preservada do Ocidente, a Geira, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, ligando diretamente à Catedral de Santiago. Desde 2017, mais de 5.000 peregrinos percorreram os seus 239 quilómetros.
A rota atrai caminhantes de 25 países, sendo a maioria de Portugal (58,7%) e Espanha (25,3%). A principal motivação é religiosa (53,9%), e 82,8% dos peregrinos completaram o percurso a pé. Nos últimos anos, associações e entidades locais têm promovido o trajeto, contribuindo para o seu crescente reconhecimento.