A petanca é um desporto de origem francesa que consiste em lançar bolas de metal, conhecidas como bolas de petanca, o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira chamada “cochonnet” ou “boliche”. Este jogo, que pode ser praticado individualmente ou em equipas, é popular em vários países e tem vindo a ganhar destaque em Portugal, sendo jogado em terrenos de terra batida ou gravilha.
O Parque Rio Ferreira de Rebordosa, no passado sábado, foi o cenário do 3º Torneio Regional do Clube da Petanca de Rebordosa, Paredes. Este evento, integrado no calendário da Associação de Petanca da Zona Norte (APZN), contou com a participação de 99 atletas, incluindo 5 mulheres, que formaram 33 equipas de triplete, das quais 4 eram mistas, representando 9 clubes da região.
Sob a supervisão do árbitro Nelson Gonçalves, os participantes competiram em cinco provas principais. O trio do Clube Caçadores de Rebordosa, composto por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo, dominou a competição, conquistando quatro das cinco competições principais. Esta vitória reafirma o seu estatuto de campeões na modalidade.
Na competição secundária, conhecida como consolação, a equipa do Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, composta por Avelino Fernandes, Max Rodrigues e Bruno Hénisse, alcançou o primeiro lugar, destacando-se também pela sua habilidade e estratégia.
Resultados das Competições
Campeonato Principal
- Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo (Clube Caçadores de Rebordosa)
- Faustino Santos, Nuno Pacheco e El Ghazi Abderrazzak (Clube da Petanca de Rebordosa)
- Albino Costa, Fernando Silva e Fábio Santos (Clube da Petanca de Rebordosa)
- Fernando Freitas, José Gonçalves e Orlando Monteiro (Clube de Petanca das Taipas)
Consolação
- Avelino Fernandes, Max Rodrigues e Bruno Hénisse (Centro Recreativo e Cultural de Briteiros)
- António Silva, Ricardo Silva e José Alves (Clube Amigos da Petanca)
- João Bessa, Manuel Ferreira e Gonçalo Bessa (Clube Caçadores de Rebordosa)
- Fernando Antunes, José Mendes e António Cunha (Clube de Petanca das Taipas)
Antes do regresso das provas oficiais da APZN, a 15 de junho, com o 4º Torneio Regional do Clube de Petanca das Taipas em Guimarães, estão agendadas duas competições abertas em Rebordosa. A primeira será realizada no Clube Caçadores, a 8 de junho, e a segunda no Clube da Petanca, no feriado do Dia de Portugal, para comemorar o 14º aniversário do clube.
O sucesso do 3º Torneio Regional do Clube da Petanca de Rebordosa reforça a crescente popularidade da petanca em Portugal. Com a participação de atletas de diversas idades e a realização de múltiplos torneios, este desporto tradicional continua a promover o convívio, a competição saudável e a inclusão, demonstrando ser uma modalidade em ascensão no panorama desportivo nacional.
Edição: Rui Paulo Costa e Filipe C. Arrais