Temos assistido a grandes mudanças sociais, culturais e tecnológicas e, consequentemente à perceção que os netos têm em relação aos avós de hoje.
Na maioria dos casos são mais abertos a novas ideias e mudanças do que as gerações anteriores. Estão mais recetivos às tecnologias e às novas formas de comunicação, simplificando, assim, a relação entre eles. Os netos veem os avós como pessoas modernas e atualizadas, mais dinâmicas e abertas. O papel dos avós de hoje é mais interativo na vida familiar. Frequentemente, os netos veem-nos como pares. Quase sempre estão dispostos a brincar, viajar ou participar de atividades lúdicas mais radicais, o que torna a relação mais divertida e fortalecida. Essa dinâmica ajuda a criar memórias positivas que marcarão a sua vida.
A importância da presença dos avós na vida dos netos é fundamental no seu desenvolvimento emocional, social e até mesmo educacional. Fundamental pela transmissão de valores e tradições. Os avós são fiéis depositários de valiosos ensinamentos, de experiências e histórias de vida. A relação entre eles é muitas vezes marcada por um vínculo especial, que traz benefícios tanto para os mais velhos quanto para os mais jovens.
E com este novo paradigma não estamos a despromover os avós de outrora que tanto nos deram; eles serão sempre um suporte do nosso bem-estar e equilíbrio emocional. Os afetos e o amor não têm épocas definidas. Queremos sim, caminhar em consonância com um mundo em constante mudança. É, pois, nesta simbiose entre avós e netos que se fortalecem os laços familiares, promovendo a união e a compreensão entre pais e filhos; proporcionando um ambiente mais estável e harmonioso para todos.
É inegável a importância dos avós e o seu legado de amor que perdurará por gerações.
Os avós de hoje e de sempre, serão uma nascente de amor incondicional.
Mas, se por um lado os avós têm impacto na vida dos seus netos, estes, também enriquecem as suas vidas, trazendo-lhes alegria, vigor e esperança, num tempo que lhes foge.
Os avós ainda são um farol no caminho dos seus netos, um porto de abrigo, num mundo cada vez mais veloz e desafiante.
São eles, os guardiões de um património afetivo e familiar.

Professora e Escritora