O Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira regressa no próximo sábado, 11 de outubro, com o concerto “20 Fingers – de Mozart a Chico Buarque”, a realizar-se no Hotel Kimpton Atlântico Algarve, em São Rafael, a partir das 19:00. O espetáculo é organizado pelo Município de Albufeira e produzido pela associação Arte do Sul.
O duo “20 Fingers”, formado pelos pianistas João Vasco e Eduardo Jordão, celebra 17 anos de percurso. Criado em 2007, no âmbito do festival mEUsic partnership em Cork, na Irlanda, o projeto tem como objetivo aproximar o público da música clássica, quebrando barreiras estilísticas e aproximando géneros.

O alinhamento do concerto é descrito como uma viagem musical através de várias épocas e geografias. O recital começa em Mozart e termina em Chico Buarque, passando por compositores como Schubert, Erik Satie, Joseph Lamb, Zez Confrey, Piazzolla, Zequinha de Abreu e Tom Jobim.
Entre os momentos de destaque, o programa inclui um arranjo inédito de “Maria Lisboa”, imortalizado por Amália Rodrigues, assinado por Eduardo Jordão, evocando o Fado e a sua distinção como património imaterial da UNESCO.
Segundo a produção, os pianistas mantêm o rigor e a profundidade da formação clássica, sem abdicar do propósito de divertir e contagiar o público com a energia de dois amigos que partilham o mesmo palco e o mesmo piano. Desde a estreia, o duo apresentou-se em dezenas de palcos de quatro continentes, sempre com reconhecimento de público e crítica.
O projeto “De Mozart a Chico Buarque” foi também editado em formato discográfico pela AVA Musical Editions, no Festival Internacional de Piano do Algarve. O concerto contará ainda com arranjos inéditos para piano a quatro mãos da autoria de Eduardo Jordão e Inês Mesquita.
Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis na plataforma BOL, na Galeria Municipal de Albufeira (dias úteis, das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:00) e, no dia do evento, no local, entre 17:30 e 18:45.
OC/RPC
