10.8 C
Porto
14.4 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Ajuda à Ucrânia – Montenegro diz que “seria um mau sinal” a União Europeia esperar por Trump

O primeiro-ministro português defendeu hoje que “seria um mau sinal” se a União Europeia (UE) tivesse de “estar à espera” que Donald Trump inicie funções como Presidente norte-americano para decidir o futuro do apoio à Ucrânia.

As mais lidas

Questionado sobre se as decisões da UE estão em suspenso até ao regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, Luís Montenegro respondeu que “seria um mau sinal se a Europa tivesse de estar à espera de quem quer que seja”.

“A Europa não pode vacilar, a Europa não vai vacilar no seu apoio à Ucrânia”, acrescentou Luís Montenegro à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, a última de 2024 e primeira de António Costa enquanto presidente desta instituição.

O primeiro-ministro social-democrata reconheceu que é necessário “estreitar ainda mais a relação transatlântica”, nomeadamente com os Estados Unidos da América.

Já sobre o Presidente eleito, Donald Trump,  Luís Montenegro reconheceu que a relação “poderá não ser a mesma coisa que era com o Presidente Joe Biden, mas será no mesmo respeito”.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img