5.5 C
Porto
Domingo, Dezembro 3, 2023

Ainda a infância – os livros

As mais lidas

Rosa Fonseca
Rosa Fonseca
Professora e Escritora

Hoje falo-vos de livros.

Todos nós trazemos da infância um livro. Todos nós, pais, educadores e família, já oferecemos um livro a uma criança e fazemo-lo pelo respeito que temos (devemos ter) pela infância. Por sabermos, uns mais que outros, que o livro oferece à criança uma visão mais alargada do mundo.

Mas não é só o mundo que se aproxima da criança, também somos nós, enquanto agentes no seu desenvolvimento. E aqui, não podemos deixar de referir a ligação afetiva e emocional que se estabelece entre o adulto, a criança e por que não, o livro.

No seu manuseamento tornamo-lo nosso, pertence-nos. Temos no livro um companheiro de aventuras. Quantos de nós não guarda num cantinho da memória, a voz da mãe, suave e única, a contar-nos uma história! “Era uma vez…” e a noite corria sem sobressaltos e os sonhos povoavam o nosso sono.

Talvez por isso tenha criado este hábito, ao longo da vida, com as crianças.
A certeza de que a literatura infantil faz parte da vida dos mais pequenos, devemos criar momentos aprazíveis e afetuosos, fazendo deles uma troca de saberes e cumplicidades.
Indo um pouco mais além, na importância da leitura e dos livros, num desenvolvimento mais harmonioso, saliento os seus vários benefícios: o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, a imaginação, o raciocínio, a criatividade, a empatia, entre outros.
Também os livros nos proporcionam e desenvolvem, a consciência social, autoconsciência, gestão de relacionamentos, aptidões que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida.

A literatura infantil é um bom aliado para educar as emoções.
E com isto, pretende-se criar o gosto pela leitura muito antes do processo de alfabetização. Os livros devem ser introduzidos na vida da criança desde cedo e escolhidos para cada etapa do desenvolvimento, no entanto, considero não haver idade nem trincheiras para o livro.

Importante mesmo é o carinho e o amor que imprimimos nos momentos em que estamos com os nossos filhos, alunos.

Podemos ter a certeza que o nosso empenho e estímulo, nesta área do crescimento, podem fazer a diferença no caminho de cada um.

Apesar do muito ruído à volta do assunto, considero ser urgente estabelecer hábitos de leitura em família e nas escolas. Como são indispensáveis espaços com livros acessíveis a todos, mesmo a adultos.

Vamos, pois, sensibilizar e promover atividades lúdicas, aos nossos pequeninos que proporcionem expressivamente, o desenvolvimento das competências na escrita e leitura e muito importante como pessoas ativas na sociedade.

Os livros são viagens pelo mundo, o teu e o do outro. O de todos.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img