Depois de algumas décadas adormecida, a revista Gaya regressou. Esta é terceira série da revista fundada em 1983 pelo Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia. Que mais tarde acrescentou outra valência, o património.
Hoje, aquele gabinete está adstrito à associação Amigos Solar dos Condes de Resende – Confraria Queirosiana (ASCR-CQ), que é a proprietária e editora da revista.
A nova série assume um novo título: «GAYA. Estudos de História, Arqueologia e Património» e periodicidade anual. Este título junta-se a outro editado pela Confraria a «Revista Portugal».
O seu diretor é por inerência o presidente da direção da associação, Professor-Doutor José Manuel Alves Tedim. O coordenador é o Professor-Doutor António Manuel S. P. Silva. Tanto os editores adjuntos como o Conselho Editorial são constituídos por insignes especialistas da área de História, Património e Arqueologia.
No dia 17 de junho de 2023, em cerimónia realizada no Solar dos Condes de Resende, inserido nas Jornadas Europeias de Arqueologia, foi apresentado o primeiro número. A cerimónia presidida pela Eng.ª. Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em representação do senhor presidente da Câmara. Em complemento, desenrolou-se uma pequena conferência proferida pelos autores deste primeiro número.
O salão dos atos públicos esteve bastante preenchido por um público interessado e entusiasmado, que testemunhou este relançamento.
A ASCR-CQ tem um programa variado e permanente ao longo do ano, com conferências, cursos e acompanhamento de visitas ao Solar, além das publicações periódicas. No âmbito cultural e de estudo e divulgação da História e Património de Vila Nova de Gaia, é a mais ativa, dinâmica e especializada associação do nosso concelho. Com projeção nacional e internacional.
Acompanhemos as próximas iniciativas.
PJSC