O autoClássico Porto 2025 regressou à Exponor, em Matosinhos, e transformou a cidade na capital dos clássicos, reunindo mais de 40 mil visitantes e cerca de 300 expositores vindos de toda a Europa, numa área de exposição superior a 70.000 metros quadrados, inteiramente dedicada à paixão motorizada, confirmando o prestígio crescente da iniciativa no panorama automóvel europeu.

Emerson Fittipaldi e Riccardo Patrese, duas lendas da Fórmula 1, participaram no evento que decorreu este fim de semana. O piloto brasileiro, bicampeão mundial em 1972 e 1974, e o italiano que se sagrou como o 7° piloto que mais disputou corridas na história da F1, foram as grandes atrações deste certame que se afirma como o maior salão de veículos clássicos da Península Ibérica.
A voz de uma lenda
O jornal O Cidadão conversou com Emerson Fittipaldi sobre a evolução da Fórmula 1.

Questionado sobre os desenvolvimentos tecnológicos comparativamente à sua época, o piloto brasileiro foi categórico: “Eu acho que o avanço tecnológico é fantástico. E hoje em dia os carros são muito sofisticados, diferente da minha época.”
Quanto à segurança, tema sempre sensível para quem viveu a era mais perigosa do desporto automóvel, Fittipaldi não teve dúvidas: “Atualmente, é muito mais seguro.”
O antigo piloto revelou ainda um dado pessoal que ilustra esta mudança de paradigma: “Meu filho vai entrar na Fórmula 2 para o ano. Eu estou mais tranquilo do que antigamente.”

O bicampeão confirmou assim os planos já anunciados para Emerson Fittipaldi Jr., que foi contratado pela AIX Racing para competir na temporada 2026 da Fórmula 2.
A declaração do pai revela não só o orgulho pela continuidade do legado familiar no desporto automóvel, mas também a confiança nos avanços de segurança que tornaram as competições significativamente menos perigosas do que na sua era.
A presença das figuras lendárias da Fórmula 1 proporcionaram momentos únicos de proximidade com o público e deram maior brilho ao certame. A sua participação reforçou a dimensão internacional do evento e sublinhou a ligação entre a história viva da competição e a celebração dos clássicos.

Um evento de excelência
Entre os principais destaques desta edição mantém-se o Concurso de Elegância Exclusive Top Cars, que já conquistou lugar de prestígio no panorama europeu, atraindo colecionadores e restauradores de referência.

O evento contou ainda com o MotorXperience AutoClássico, uma das áreas mais populares entre os visitantes.
A celebração dos 75 anos da SEAT foi um dos grandes momentos da edição deste ano. Outras homenagens incluíram marcos importantes da história automóvel: os 70 anos do Citroën DS, os 75 anos do Volkswagen T2, os 70 anos do Fiat 600, os 70 anos do Volkswagen Karmann-Ghia e os 50 anos do Volkswagen Polo.
O Museu do Caramulo trouxe ao evento duas máquinas históricas de Emerson Fittipaldi: o Copersucar Fittipaldi FD03 de 1975 e o Penske Indy PC-18 de 1989, com o qual o piloto se sagrou campeão na Indy 500.

O autoClássico Porto 2025 prolongou-se até este domingo, proporcionando três dias intensos de convívio entre apaixonados, profissionais e curiosos, e continuando a celebrar a história e a paixão pelos automóveis clássicos que une gerações de entusiastas.
Com mais de duas décadas de história, o autoClássico reforçou-se como encontro estratégico para o setor dos veículos históricos, consolidando-se como referência incontornável no calendário europeu.
Texto e Fotos | VÍTOR LIMA/OCidadão

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