Durante o mês de abril, Proença-a-Nova está mobilizada para alertar a comunidade para os direitos das crianças e jovens. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho associou-se à campanha nacional “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, com a colocação do símbolo do laço azul na rua de Santa Cruz, e de laços de várias cores que representam os direitos das crianças.
Foram também afixados cartazes nas entidades da CPCJ, reforçando a mensagem de que a proteção da infância é um dever coletivo. A CPCJ encontra-se a acompanhar os casos sinalizados no concelho e disponibiliza uma linha de contacto através do e-mail cpcj.ProencaNova@cnpdpcj.pt ou do número 939 274 247.
O projeto CLDS 5G – Proença (A)colhe, através do grupo “Raízes C’Alma”, promove atividades em várias aldeias, com a criação de laços azuis e mensagens de sensibilização, pendurados em locais visíveis.
A campanha tem origem nos Estados Unidos, em 1989, quando Bonnie Finney colocou uma fita azul no carro para homenagear o neto vítima de maus-tratos. Desde então, abril é reconhecido como Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Em Portugal, a campanha é acompanhada do lema: “Serei o que me deres… que seja amor”.
OC/JJS






