19.8 C
Porto
23.9 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Terça-feira, Setembro 17, 2024

2º Congresso Mundial da Bio-Regiões – Uma Saúde e Um Planeta

As mais lidas

Victor Carvalho
Victor Carvalho
Técnico de Formação Profissional

Decorreu em Idanha-a-Nova, Castelo Branco, de 29 a 31 de Julho este Congresso Mundial.
Na primeira Bioregião de Portugal, que continua a deter o prémio de melhor BioRegião da Europa, que foi concedido em setembro de 2023 pela Comissão Europeia, teve lugar também a Feira Transfronteiriça de Portugal e Espanha, este ano associada ao conceito criado pela FAO, Uma Saúde, Um Planeta.

Existem, hoje, 1300 regiões integradas nos Distritos Biológicos da Aliança Global (GAOD).
Uma Saúde, Um Planeta – é projetada para equilibrar e otimizar de forma sustentável, o nosso ecossistema.

O Compromisso entre os diferentes atores envolvidos nas Bio-Regiões de todos os continentes do nosso mundo, para as melhores práticas de sustentabilidade em cada território classificado como Bio-Região.

DECLARAÇÃO FINAL
As prioridades e tarefas propostas para os próximos 5 anos são as seguintes:
• Incentivar o desenvolvimento de novos Distritos Orgânicos com base nas Orientações, no Kit de ferramentas e nas ferramentas de Monotorização do IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions
• Promover um estilo de vida saudável que respeite a sustentabilidade ecológica, social e económica a longo prazo “Recuperar a Dignidade Humana”.
• Reforçar a partilha de conhecimentos e a cooperação em cursos de formação e liderança para as partes interessadas na cadeia de valor alimentar, especialmente para a geração mais jovem.
• Desenvolver ferramentas de comunicação e iniciativas de advocacia para promover a contratação pública de alimentos biológicos e refeições escolares nos distritos biológicos.
• Facilitar o diálogo entre os intervenientes locais na cadeia de valor alimentar, para reforçar os modelos de negócio baseados nos princípios da economia ecológica, para a sustentabilidade, do campo à mesa.
• Construir relações entre as zonas rurais e urbanas para reconhecer o importante papel dos nossos agricultores, não só como produtores de alimentos, mas também como guardiões da saúde dos seres humanos e do planeta. Para esse objetivo, devemos também incluir o envolvimento ativo das mulheres na transformação do sistema alimentar.
• Atrair a geração mais jovem para se envolver em atividades relacionadas com a agricultura e a cadeia de valor alimentar. Precisamos de reconhecer as necessidades da geração mais jovem e fornecer os incentivos e apoios necessários, estruturas sociais, programas, etc., para garantir o seu envolvimento.


O Coordenador em Portugal das Bio-Regiões é o Sr. Engº Custódio de Sousa Oliveira.
Atualmente, existem no nosso país as seguintes Bio-Regiões:
• Bio-Região de Idanha-a-Nova
• Bio- Região do Alto Tâmega
• Bio-Região de S. Pedro do Sul
• Bio-Região da Margem Esquerda do Guadiana
• Bio-Região dos Lagos do Sabor
O compromisso exige ação e outras estrarão em perspetiva, a seu tempo, voltarei ao assunto.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img