A 10.ª edição do Beira Interior — Vinhos & Sabores vai decorrer em Pinhel, de 21 a 23 de novembro, com cerca de 50 produtores de vinho desta região vitivinícola, que abrange os distritos da Guarda e de Castelo Branco.
Organizado pela Câmara de Pinhel, no distrito da Guarda, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), o evento foi esta quinta-feira apresentado no Brasão Dourado, o mais recente empreendimento turístico daquela cidade.
“O Beira Interior — Vinhos & Sabores tem tido a grande virtude de perceber a região num todo, contribuindo para valorizar, promover, dar nome e visibilidade ao que de melhor se faz nestes 20 concelhos, de Proença-a-Nova [distrito de Castelo Branco] a Mêda [distrito da Guarda]”, realçou Daniela Capelo, presidente da autarquia pinhelense na sessão de apresentação do certame.
O evento vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel e contará, além de um salão de vinhos com cerca de 50 produtores, com provas comentadas, degustações de produtos regionais, sessões de showcooking, gastronomia e concertos.
Valéria Zeferino, subdiretora da Revista Vinho — Grandes Escolhas, e os enólogos Tiago Macena, Ângela Marin, Jenny Silva e Patrícia Santos serão os orientadores das provas de vinhos, uma das quais será dedicada aos espumantes.
Os showcookings estarão a cargo de Diogo Rocha, chef executivo do restaurante Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu), distinguido com uma estrela Michelin, e jurado do programa televisivo Masterchef, e de Joana Barrios, autora do livro O da Joana, cujas receitas fáceis deram origem a um programa do canal 24Kitchen.
A 10.ª edição do Beira Interior — Vinhos & Sabores contará também com um seminário/workshop invulgar, intitulado “Pinhel em Essência. Uma viagem olfato-vínica pela alma da Beira Interior”, com Cláudia Camacho, a primeira perfumista independente de Portugal.
Já a artista Ekaterina Zavodun Pereira protagonizará uma performance de pintura ao vivo com vinho.
“Com esta iniciativa, a Câmara de Pinhel pretende criar dinâmica na economia local, no território e na promoção dos nossos produtos endógenos, com destaque para os vinhos da Beira Interior, que são cada vez mais reconhecidos pela sua qualidade e versatilidade”, disse Daniela Capelo.
Para Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sediada na Guarda, o Beira Interior — Vinhos & Sabores “ajudou-nos a alavancar a marca da Beira Interior e foi uma aposta ganha”.
“A região ganhou uma notoriedade que não tinha e creio que também ajudou a motivar vários produtores a entrar não só no negócio dos vinhos, mas noutros produtos em que fizemos um caminho muito bom de aumento da qualidade”, acrescentou.
Também presente da apresentação do certame, o chef Diogo Rocha considerou que iniciativas como o Beira Interior — Vinhos & Sabores são importantes para “comunicar o que é esta região” e assegurou que no fim de semana de 21 a 23 de novembro os visitantes “vão perceber, através da gastronomia e dos vinhos, que estão em Pinhel”.
OC/MP






