No Outono não é difícil encontrar os típicos assadores de castanhas espalhados pela Invicta, perfumando as ruas com o seu cheiro típico. Porém, esta tarde, quem vagueasse pela baixa portuense não ficava indiferente à presença do enorme assador que se encontrava posicionado no centro da Praça D. João I devido à sua dimensão – 9,5 metros de comprimento, 5 metros de diâmetro e 600 kgs de peso.
Este é o maior assador de castanhas do mundo e está inscrito no Guinness World Records desde 2007 como se podia ler na enorme placa colocada no cimo da enorme estrutura metálica. Um assador criado em Vinhais (distrito de Bragança), município que se destaca como um dos maiores produtores nacionais do fruto.
O Cidadão teve oportunidade de falar acerca desta iniciativa com o vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Martinho Martins o qual nos referiu que “esta iniciativa serve para promover a castanha Longal de Vinhais, que é uma excelente castanha. A castanha longal é uma variedade centenária, é uma variedade ancestral. E há até quem diga que até é a mãe de todas as outras variedades.”
Desta forma, a tradição transmontana e o sabor da castanha centenária chegou ao Porto e a todos os que a quiseram provar. Foram assados mais de 700 kgs. Num evento que superou as expectativas dos organizadores.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, juntou-se à celebração de rua, em jeito de magusto popular, recebendo a comitiva de Vinhais e mostrando-se bastante satisfeito com a iniciativa numa tarde amena numa das praças mais emblemáticas da invicta.
Martinho Martins, sublinhou ainda que esta iniciativa “também serve como sessão de apresentação da gala da castanha, que vai ocorrer no próximo dia 30 de novembro, na alfândega do Porto. É a gala da castanha, uma gala que pretende reunir toda a fileira da castanha. Desde a produção, à indústria, à investigação.”
Reportagem OC: Maria João Coelho ( texto) e Vítor Lima ( Fotos)
Colaboradora/Filósofa