18.7 C
Porto
19.8 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Valongo – MANIFESTUM Arte de Dizer regressa em outubro, com homenagem a Natália Correia

A 5.ª edição do MANIFESTUM Arte de Dizer, realiza-se entre 03 e 08 de outubro, em Valongo, voltando a cruzar literatura, poesia, jornalismo, música e fotografia, num programa que homenageia poetas centenários, como Natália Correia e Mário Cesariny.

As mais lidas

Em comunicado, a organização do evento esclarece que haverá conversas, leituras, performances, apresentações e espetáculos.

Entre os convidados, vão estar Amélia Muge, Ana Bacalhau, Áurea, Fernando Alvim, Ismael Calliano, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Manuel João Vieira, Maria do Rosário Pedreira, Maria João, Marco Figueiredo, Miguel Ribeiro, Nuno Viana, Pedro Barroso, Pedro Janela, Renato Júnior, Ricardo Caló, Rita Redshoes e Viviane, entre outros autores, escritores, músicos e artistas, a meias com os habituais ‘diseurs’ Ana Celeste Ferreira, Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger.

O foco da edição deste ano “recai sobre os poetas centenários, de alguma forma, evocados neste MANIFESTUM Arte de Dizer: Natália Correia, Mário-Henrique Leiria, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e António Manuel Couto Viana”, refere a Câmara de Valongo, que promove este evento cultural, com programação e produção da associação cultural Exemplo Extremo.

“Falamos de espetáculos como ‘Natália Correia 100 Anos’, projeto do compositor Renato Júnior, que musicou alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora portuguesa e convidou um grupo de célebres vozes femininas para os interpretar, reunindo num mesmo palco, a 05 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde, Amélia Muge, Ana Bacalhau, Áurea, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Maria João, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane”, acrescenta.

O programa inclui também as apresentações finais dos laboratórios organizados pelo Serviço Educativo em torno da imagem e da palavra, “Ver Longo” e “Há Palavras que nos Beijam” (7 e 8 de outubro), bem como as performances poéticas da “Poesia Vai à Feira” (6 e 7 de outubro), organizadas com um grupo de seniores da região, a decorrer nas feiras de Ermesinde e Valongo.

O “Benefício da Dúvida”, momentos de cruzamento e diálogo com vários convidados, vão ter lugar na Biblioteca Municipal de Valongo (7 e 8 de outubro).

O MANIFESTUM recebe Maria do Rosário Pedreira (editora, escritora, responsável editorial do Grupo Leya), e Fátima Vieira (vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto), a par de nomes conhecidos da televisão e da rádio, como Manuel João Vieira, Fernando Alvim e Miguel Ribeiro.

A organização acrescenta que haverá uma noite especial, a 06 de outubro, no Fórum Cultural Vallis Longus, que arranca com os projetos performativos “Presunto Inocente” e “Marulhada”, fechando com “Phonógrapho”, no qual Manuel João Vieira “convoca grandes temas do repertório tradicional, partindo do poema ‘Fonógrafo’, de Camilo Pessanha, evocando simultaneamente um dos seus alter egos, o Lello Perdido, num quebrar de fronteiras entre erudito, popular, literatura, mitologia ou vernáculo”.

O MANIFESTUM, que assinala cinco edições, marcadas pelas dificuldades da pandemia, incluirá ainda “uma visita a um projeto cinematográfico e literário que evoca estes tempos cinzentos”: ‘Amor em Quarentena’, de Nuno Viana, com Ismael Calliano, Pedro Barroso e Pedro Janela”, a ter lugar no Fórum Cultural Vallis Longus, a 07 de outubro.

Passaram já por edições anteriores do MANIFESTUM nomes como Ana Luísa Amaral, Ana Deus, Adolfo Luxúria Canibal, Alexandre Quintanilha, António Victorino D’Almeida, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, João Gesta, João Habitualmente, Lúcia Moniz, Mário Cláudio, MAZE, Pedro Lamares, Pedro Mexia, Rodrigo Guedes de Carvalho, Rui Reininho, Rui Zink, Tó Trips, entre muitos outros.

A participação no MANIFESTUM Arte de Dizer é, na generalidade das iniciativas, de acesso livre e gratuito.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img