A verdade é que se podem pegar aqui em diversos fatores, tanto estatísticos como psicológicos, para se poder escolher um favorito.
Começando com Djokovic (nº2 no Ranking). Não há dúvidas nenhumas de que a sua determinação está num nível astronómico, tendo isso sido demonstrado não só dentro de campo, numa final épica em Paris contra Carlos Alcaraz que lhe permitiu ganhar a sua primeira medalha olímpica de ouro (completando um Career Golden Slam), como também fora de campo, uma vez que apenas um mês após a sua cirurgia ao menisco, o sérvio estaria a competir na final de Wimbledon.
Já o intenso fenómeno Espanhol, Carlos Alcaraz (nº3 no Ranking) não faz levantar qualquer questão sobre a sua aptidão e capacidade para se sobressaír, mesmo sob a grande pressão da final de um Grand Slam. As últimas edições de Roland Garros e de Wimbledon são o comprovativo disso, tendo o atleta de 21 anos vencido Alexander Zverev (nº4 no Ranking) num impressionante jogo de 5 sets, e Djokovic em Wimbledon. O único desafio que irá ter nesta jornada será de cariz mental, uma vez que vem de duas derrotas que foram como baldes de água fria, a primeira na final das olimpíadas e a segunda num upset contra o Francês Gael Monfils (45º no Ranking) na mais recente edição do torneio ATP de Cincinnati.
Passando para Jannik Sinner (nº1 no ranking), aquele que foi alvo de controvérsia gerada devido a um teste positivo para doping. Ao que parece, a substância banida entrou não intencionalmente no seu organismo devido a uma massagem. Apesar deste obstáculo e pressão social, o vencedor da passada edição do Australian Open (em Janeiro) parece confiante, vindo de uma saída vitoriosa da mais recente edição do torneio ATP de Cincinnati.
Enquanto Djokovic persegue um feito histórico e Alcaraz tenta revalidar o seu domínio, Sinner enfrenta a prova de fogo que pode solidificar o seu estatuto como o melhor do mundo. Independentemente de quem levará o troféu para casa, uma coisa é certa: o nível de ténis apresentado será de uma qualidade excecional, mantendo os fãs em suspense até ao último ponto.
Comentador Desportivo/Técnico de Marketing