14.1 C
Porto
14.8 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Terça-feira, Novembro 4, 2025

STCP regista mais de cinco mil estacionamentos irregulares no Porto em oito meses

Entre fevereiro e setembro, a equipa de fiscalização da STCP registou 5 068 infrações, o que corresponde a uma média de 634 viaturas multadas por mês. Setembro destacou-se como o mês que concentrou o maior número de infrações registadas. Foram fiscalizadas 175 ruas, permitindo identificar os focos com maior impacto na mobilidade, como a Rua da Restauração, Rua de Costa Cabral e Rua da Prelada

Mais artigos

Oito meses após a STCP assumir a fiscalização do estacionamento e das infrações rodoviárias no espaço público, em especial nos corredores BUS, os resultados confirmam o impacto positivo da operação na mobilidade da cidade e na circulação do transporte público nas principais artérias da cidade do Porto.

Entre fevereiro e setembro, a equipa de fiscalização da STCP registou 5 068 infrações, o que corresponde a uma média de 634 viaturas multadas por mês. Setembro destacou-se como o mês que concentrou o maior número de infrações registadas.

A equipa de fiscalização da STCP registou 5 068 infrações. Foto: STCP

A infração mais recorrente continua a ser o estacionamento em locais com sinalização de proibição de paragem e estacionamento, representando 42% das multas. Segue-se o estacionamento em paragens de transporte público (a menos de 5 ou 25 metros), a ocupação indevida de vias reservadas a transporte público e o estacionamento em zonas sinalizadas com proibição de estacionamento.

A presença da equipa de fiscalização da STCP, composta por 8 agentes credenciados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, apoiada pela Polícia Municipal do Porto, tem permitido melhorar a fluidez da circulação dos autocarros, nomeadamente em zonas que antes registavam interrupções frequentes e demoradas e no cumprimento das normas de estacionamento.

A equipa de fiscalização da STCP é composta por 8 agentes credenciados. Foto: STCP

No total, foram fiscalizadas 175 ruas, permitindo identificar os focos com maior impacto na mobilidade, como a Rua da Restauração, Rua de Costa Cabral e Rua da Prelada.

As operações decorrem em articulação com o Centro de Controlo de Tráfego e Operação da STCP e o Centro de Gestão Integrada do Porto, privilegiando a fluidez da circulação dos autocarros. Numa primeira fase, a abordagem é sobretudo pedagógica e de sensibilização, mas com o objetivo central de eliminar obstáculos à circulação dos transportes públicos e melhorar a mobilidade urbana.

A fiscalização levada a cabo pela STCP trata-se de uma operação contínua, da qual se espera um impacto progressivamente mais positivo na circulação dos transportes públicos e na mobilidade da cidade do Porto.

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img