10.8 C
Porto
14.4 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Sopa da Pedra – Ação solidária em Vila Nova de Gaia

Gaiurb - Urbanismo e Habitação, EM e confrarias Gastronómica de Almeirim e da Pedra unidas em ação de solidariedade e voluntariado

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer

A sopa da pedra de Almeirim foi a Gaia aconchegar quase 500 idosos, com mais de 65 anos de idade, que vivem isoladamente nos empreendimentos sociais do concelho. Esta iniciativa especial de solidariedade e de voluntariado corporativo antecipou o Natal destes munícipes.

A ação integrada na época natalícia resultou de uma parceria da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM com a Confraria Gastronómica de Almeirim e a Confraria da Pedra, e pretendeu veicular uma mensagem de afeto, amor, aconchego, carinho e de que “ninguém está sozinho”.
sopa4 2 1sopa10 2 1
Esta iniciativa demonstrou a importância do voluntariado corporativo na Gaiurb, na medida em que mobilizou dezenas de funcionários para colaborar nesta tão nobre missão, alicerçados num genuíno espírito de partilha e de entreajuda com vista ao bem-estar de quem mais precisa.

Tudo começou bem cedo, na manhã do último sábado, nas instalações cedidas pelos Bombeiros de Valadares, onde os voluntários das três entidades parceiras uniram esforços e colaboraram na organização dos utensílios e dos equipamentos, na preparação dos ingredientes e na confeção das sopas.

sopa8 2sopa2 1
Os administradores da Gaiurb, António Miguel Castro e André Correia, o chanceler da Confraria da Pedra, José Carlos Leitão, e três confrades da Confraria da Gastronómica de Almeirim, deram o exemplo e participaram nesta nobre missão, que contou também com alguns voluntários do Valadares Gaia Futebol Clube e do Rancho Folclórico da Madalena.

A azáfama para cozinhar esta especialidade à base de feijão, batata e de muita carne de porco (chispe, farinheira, toucinho e enchidos) confundia-se com a enorme vontade de corresponder às expectativas de todos. Ou seja, transformar este produto de raiz popular, proveniente do coração do Ribatejo, num aconchego antecipado de Natal.

sopa5 2sopa7 2 2
As sopas integraram um cabaz composto por um totebag, uma porção de sopa da pedra, pão e fruta (oferta da confraria da pedra), Bolo Rei e chocolate. Estes cabazes foram entregues, um a um, aos idosos identificados pela Unidade de Habitação e Impacto Social da Gaiurb.

António Castro e André Correia entregaram alguns cabazes em diferentes empreendimentos sociais. Levaram um “abraço cheio de carinho e solidariedade”, num pequeno gesto que procurou “aquecer o coração” e “transmitir amor e cuidado” àqueles munícipes seniores.
sopa1sopa11 2
Este cabaz é mais do que um presente, é uma forma de mostrar que pensamos em si e que a sua presença é importante para nós. Que este Natal lhe traga conforto, alegria e a certeza de que nunca está sozinho. O espírito natalício vive em cada gesto de carinho e nas memórias que criamos juntos”, lê-se na mensagem que os administradores da Gaiurb incluíram no totebag.

Importa referir que esta iniciativa está intrinsecamente ligada ao fortalecimento das relações comunitárias e ao apoio às pessoas mais vulneráveis residentes no parque habitacional social. Através da sua dinamização, procurou-se promover um sentimento de pertença e inclusão, especialmente para aqueles que vivem em situação de isolamento. A iniciativa assegurou que os beneficiários se sentissem acolhidos e valorizados, ao mesmo tempo que reforçou o papel da comunidade enquanto agente de apoio e solidariedade.

Esta ação solidária é parte integrante da missão de serviço público e de responsabilidade social da Gaiurb e foi desenvolvida no âmbito da candidatura Bairros 2030+i, na componente da Intervenção Comunitária direcionada a Ativos apoiados com mais de 65 anos residentes em habitação social, tendo sido financiada ao abrigo das “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, cuja candidatura é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR

Texto| Maria Paulo
Fotos | Maria Paulo e António Domingos (gentilmente cedidas)

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img