Com a presença de 35 participantes, entre eles profissionais da saúde, cuidadores formais e informais, e interessados na temática do envelhecimento, o evento destacou-se com o tema: O Mercado de Cuidados , pela troca de experiências, saberes e desafios inerentes à profissão.
Este congresso, que teve lugar na Casa das Beiras, em Lisboa, surgiu num momento crucial, onde o envelhecimento populacional se apresenta como uma realidade incontornável, exigindo da sociedade uma adaptação às necessidades específicas dessa faixa etária. A grande preocupação do Instituto Sonia da Silva é efetivamente saber como o cuidador gere esse trabalho de cuidado com a pessoa idosa, quais suas habilidades e competências para execução do seu trabalho.
A iniciativa procurou não apenas valorizar o papel fundamental dos cuidadores na sociedade, mas também promover uma reflexão profunda sobre as práticas de cuidado, a importância da empatia, do respeito e da dignidade no trato com os idosos.
O congresso também foi palco para a discussão de políticas públicas e iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores.A realização deste primeiro congresso em Lisboa representa um passo importante na valorização e no reconhecimento dos cuidadores de idosos, um grupo muitas vezes esquecido pela sociedade. O sucesso do evento e o entusiasmo dos participantes sinalizam para a continuidade desta iniciativa, que promete ser um marco anual na discussão e no avanço das condições e da qualidade do cuidado prestado aos idosos em Portugal.