10.2 C
Porto
12.5 C
Lisboa
11.9 C
Faro
Terça-feira, Novembro 18, 2025

Setúbal distinguida como exemplo nacional na ação climática

O município de Setúbal foi reconhecido como exemplo na resposta às alterações climáticas, no âmbito da iniciativa “Viagem pelo Clima”, que passou ontem pelo Mercado do Livramento, destacando o pioneirismo local na elaboração de planos climáticos e a implementação de boas práticas sustentáveis.

Mais artigos

Na tarde de 30 de setembro, o Mercado do Livramento foi palco de uma sessão de capacitação dedicada às alterações climáticas, promovida pela consultora Get2C, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. A iniciativa integrou-se na 3.ª edição da “Viagem pelo Clima”, que percorreu seis municípios portugueses, sensibilizando para estilos de vida mais sustentáveis.

“Viagem pelo Clima”, que percorreu seis municípios portugueses. CMS direitos reservados.

Durante a sessão, Cristina Coelho, chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da autarquia, destacou projetos como a expansão das Hortas Urbanas das Amoreiras, que celebram 12 anos e contam com 138 parcelas comunitárias, já com lista de espera, e a criação de novas áreas na Algodeia. Referiu ainda o Parque Urbano da Várzea, exemplo de intervenção que alia biodiversidade, rede ecológica e prevenção de inundações estuarinas.

As técnicas da Get2C Maria João Ramos e Catarina Viana apresentaram conceitos-chave da ação climática, nomeadamente a mitigação, que visa reduzir emissões de gases com efeito de estufa, e a adaptação, que procura reduzir a vulnerabilidade da sociedade a fenómenos extremos.

Maria João Ramos e Catarina Viana apresentaram conceitos-chave da ação climática. CMS direitos reservados

Setúbal foi apontada como caso de referência no Mapa de Ação Climática da Get2C, dado possuir já um conjunto de instrumentos estratégicos: Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, Estratégia de Energia, Compromisso e Roteiro para a Neutralidade Carbónica e Plano Municipal de Ação Climática.

O ponto alto da sessão incidiu sobre os circuitos curtos alimentares, com destaque para o impacto positivo da proximidade entre produtores e consumidores, reduzindo emissões, desperdício alimentar e promovendo a economia rural e local. Exemplos como o Mercado do Livramento, fundado em 1876, e as próprias Hortas Urbanas foram valorizados como símbolos de ligação entre tradição, sustentabilidade e comunidade.

Além da sessão, a “Viagem pelo Clima” incluiu em Setúbal atividades nas hortas urbanas, visitas de campo, workshops de alimentação saudável e desperdício zero, assim como as “Climate Stories”, que deram voz a entidades locais inspiradoras.

Mais informações sobre os planos e medidas em curso podem ser consultadas na página dedicada à ação climática da Câmara Municipal de Setúbal, em www.mun-setubal.pt/acao-climatica.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img