16 C
Porto
19.7 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Julho 12, 2025

Residência estudantil de Melgaço abre portas

Melgaço inaugura uma nova residência estudantil para alunos do ensino superior, com 38 camas e soluções de eficiência energética. O investimento, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, visa melhorar as condições de alojamento e promover a sustentabilidade.

Mais artigos

Melgaço prepara-se para abrir uma residência estudantil na antiga Pousada de Juventude, destinada a estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC. A inauguração está marcada para o dia 18 de junho, às 11:00.

O projeto implicou um investimento total de cerca de 580 mil euros, sendo 75% financiados pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e os restantes 25% assegurados pelo município.

A residência dispõe agora de 38 camas regulamentares, alinhadas com o novo regime para alojamentos de estudantes do ensino superior, aprovado em janeiro de 2022. Com esta intervenção, Melgaço passará a ter 59 camas para estudantes, somando a esta nova infraestrutura as 21 camas já disponíveis na antiga escola primária de Prado.

O edifício foi alvo de obras que corrigiram infiltrações e humidades, renovaram sistemas de climatização (AVAC) e substituíram caldeiras a gás por bombas de calor e painéis fotovoltaicos para autoconsumo. Estima-se que estas medidas permitam uma redução de 43,8% no consumo de energia primária e de 57,2% nas emissões de CO₂.

Foi ainda instalado um quiosque digital para apoio aos estudantes, facilitando a reserva de refeições, gestão de transportes, pedidos de manutenção, pagamentos e acesso a serviços administrativos.

Em relação ao significado do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, afirmou: “Esta intervenção vai além da melhoria das condições de alojamento. Representa um investimento estratégico na sustentabilidade ambiental, na transição energética e na valorização da nossa comunidade académica.”

O edifício foi cedido à autarquia pela Movijovem e, posteriormente, transferido para os Serviços de Ação Social do IPVC para funcionar como residência estudantil.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img