Engenhocas, artistas da bricolage, apaixonados pela arte de voar ou simples fãs de um bom desafio. Todos são convidados a participar no evento mais divertido do ano: o “Red Bull Flugtag. O Dia das Asas.”. Quem ainda não se inscreveu tem até ao dia 10 de julho para colocar no papel uma ideia bem fora da caixa. Para isso basta seguir as indicações e preencher o formulário disponível em Redbull.pt/flugtag.

A percorrer o mundo desde 1992, este divertido evento está de regresso a Portugal para a sua quarta edição. Desta vez, tudo vai acontecer em Lisboa no dia 7 de setembro. A Doca da Marinha, situada na zona ribeirinha da Capital, foi o local escolhido para receber as equipas selecionadas à escala nacional.
Para sonhar com um lugar na rampa de lançamento, é essencial pensar numa máquina original que respeite os regulamentos e que tenha algum potencial de voo. Cada formação é composta por um máximo de cinco elementos, maiores de 18 anos – quatro ajudantes e um piloto – não podendo os projetos ultrapassar os oito metros de comprimento, nove de largura e três de altura, para um peso máximo de 200 quilogramas (máquina + piloto). Já a propulsão das máquinas voadoras é exclusivamente baseada em força humana, estando por isso proibidos todo o tipo de motores, baterias, catapultas e elásticos. Os materiais utilizados devem ser amigos do ambiente, conforme estipula o regulamento da competição.
No dia da competição, as equipas vão ser avaliadas por um painel de júris no que toca à Criatividade, Performance e Distância de Voo. Os prémios vão manter viva a chama de voar, com experiências Red Bull ligadas à aviação, para os elementos da máquina mais original e para os autores da maior distância de voo.
O “Red Bull Flugtag. O Dia das Asas.” tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

CALENDÁRIO
FASE DAS INSCRIÇÕES: até 10 de JULHO com a submissão do projeto em: Redbull.pt/flugtag
ANÚNCIO DAS EQUIPAS: 15 de JULHO
FASE DA CONSTRUÇÃO: até 5 de SETEMBRO
RED BULL FLUGTAG: 7 de SETEMBRO – Doca da Marinha – LISBOA
