O início do ano letivo 2024-2025 no concelho do Seixal assinala a implementação do Ecoescovão, um projeto municipal que visa a recolha seletiva de escovas de dentes usadas nas escolas do 1.º ciclo.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal do Seixal, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – Saúde Oral Seixal e a empresa Extruplás, no âmbito do Plano Educativo Municipal. O objetivo é promover a saúde oral e a sustentabilidade ambiental, estendendo-se também às famílias dos alunos.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que “identificámos a necessidade da realização de um projeto dirigido à comunidade escolar para a recolha seletiva das escovas de dentes descartadas pelos alunos, sendo este alargado às respetivas famílias“.
Indica ainda “que numa primeira fase, o Ecoescovão, será implementado apenas nas escolas do 1.º ciclo, mas, numa fase posterior, este chegará também aos estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias”.
Para além dos pais, os professores têm também um papel crucial no sucesso deste projeto.
“Entendemos que é pertinente a sensibilização para este tema, com a ajuda de especialistas em saúde oral, para garantir que as crianças compreendam a importância de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e de visitar o dentista regularmente“, remata o edil.
Os alunos devem trazer as suas escovas de dentes velhas de casa e depositá-las nos contentores do Ecoescovão, instalados nas escolas, para serem recicladas e transformadas em mobiliário urbano.
Serão serão atribuídos prémios às escolas com maior participação.
A iniciativa será ainda alargada à população geral, com pontos de recolha no Ecocentro Móvel e em serviços municipais.
OC/RPC