A conferência terá lugar em Pombal, com presença presencial e transmissão online, e incluirá iniciativas como plantação de árvores autóctones e eliminação de plásticos. A sessão, certificada como Ecoevento Valorlis, contará com medidas inovadoras, incluindo transportes públicos entre a estação ferroviária e o recinto e campanhas de recolha de bens reutilizáveis.
Vários galardões serão entregues, incluindo os Selos ODSlocal para municípios destacados em boas práticas e Prémios ODSlocal para três projetos civis com impacto significativo. O patrocínio para os prémios é garantido por empresas como a Sociedade Ponto Verde, que apoia iniciativas no domínio Planeta, e o Grupo AGEAS Portugal, que patrocina o domínio Pessoas.
O evento incluirá um balanço dos cinco anos da Plataforma ODSlocal apresentado por João Ferrão, e intervenções de convidados como Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa”. Um novo galardão de Mérito será entregue a personalidades que contribuíram para a missão da plataforma.
Com o apoio de entidades como a Câmara Municipal de Pombal e a CCDRC, a conferência aborda desafios e oportunidades na concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas, promovendo colaborações para intensificar o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Conferência ODSlocal’24 decorre a partir das 14h00, do dia 22 de novembro no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, com transmissão direta online gratuita e aberta a todos os cidadãos, através de inscrição prévia AQUI.