Pela primeira vez, Portugal recebe uma etapa oficial do circuito mundial de Ski Náutico. A competição, designada Portugal Pro Waterski, decorre nos dias 21 e 22 de junho, na Barragem do Carril, em Tomar, e integra o Water Ski Pro Tour da Federação Internacional de Ski Náutico e Wakeboard (IWWF).
A prova é organizada em parceria com a Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tomar, da Região de Turismo do Centro e da The Water Ski Academy. A barragem foi escolhida pelas suas condições naturais únicas, que garantem águas espelhadas ideais para esta modalidade.
“É um enorme orgulho trazer para Portugal uma etapa do Campeonato do Mundo – Water Ski Pro Tour IWWF. Tomar reúne todas as condições para acolher a competição e as águas do Carril estão a gerar um enorme entusiasmo”, afirma Vasco Trindade, da secção de Ski e Wake da FPM. O responsável acrescenta, “As excelentes condições da Barragem do Carril permitem ambicionar a obtenção de novos recordes do mundo da modalidade, o que a acontecer irá sem dúvida reforçar o prestígio da competição”.

A prova distribui um prize money de 17.500 USD e contará com a presença de alguns dos melhores atletas do mundo. No setor feminino, destacam-se Neily Ross, campeã e recordista mundial de Figuras, e Jaimme Bull, campeã do mundo de Slalom. No setor masculino, os nomes mais sonantes são os de Adam Pickos, dos EUA, e Patricio Font, do México, ambos bicampeões mundiais de Figuras.
O Ski Náutico é uma das modalidades aquáticas com maior tradição, nascida nos EUA em 1939, com raízes na inovação de Ralph Samuelson. A prática espalhou-se por todo o mundo, e Portugal tem vindo a afirmar-se com uma comunidade de praticantes cada vez mais ativa e renovada.
OC/RPC
