13 C
Porto
16.7 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

Portugal, 1-Chéquia, 1 – Na arte de bem “navegar” só faltou eficácia no remate

 A seleção portuguesa feminina de futebol -Navegadoras - complicou ontem o apuramento para a fase final do Europeu de 2025, ao empatar a um golo na receção à República Checa, na primeira mão do derradeiro play-off de apuramento.

As mais lidas

Ines Pereira guarda redes
Ana Capeta obriga Votiková a aplicar-se para não ser batida neste remate. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

No Estádio do Dragão, no Porto, perante a maior assistência de sempre num jogo feminino em solo luso, com 40.189 espetadores, Katerina Svitkova adiantou as checas, aos 33 minutos e Kika Nazareth restabeleceu a igualdade, aos 47.

As nosssas “Navegadoras” são, sem dúvida, melhores do que as checas. No primeiro quarto de hora da partida, despediçaram várias ocasiões flagrantes de golo e ainda enviaram uma bola ao ferro da baliza. 

golo da Chequia
Svitkovcá nas alturas faz o golo da Chéquia. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

Aoi minuto 6, Andreia Jacinto acertou no poste; depois, Tatiana Pinto, Ana Capeta ( por duas vezes), Jéssica Silva e Kika tiveram nos pés a possibilidade de avançar no marcador. Quando podiam ter ido para o descanso com 3 ou quatro galos marcados…acabaram por ir em devantagem ( 0-1). Um resultados injusto que depois corrigiram.

Andreia Jacinto Portugal
Aos 6 minutos , Andreia Jacinto subiu no terreno e atirou ao poste. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

O futebol desenvolvido pelos dois conjuntos é de muito boa qualidade, as portuguesas são melhores tecnicamente e rápidas, com bola e a recuperar, mas as checas são mais fortes fisicamente e ganham muitos duelos.

Diana Silva Portugal
Dina Silva entrou bem no jogo e deu mais velocidade ao ataque português na segunda parte. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

Na terça-feira, na Chéquia, no jogo da segunda mão, cabe às “navegadoras” aproveitarem a mais que previsível subida das adversárias em campo e, por via disso, graças à velocidade e técnica, surprenderem-nas, colocando justiça na eliminatória, vencendo-a.

Portgal Chequia
As jogadoras portuguesas jogaram bem, construiram oportunidades de golo, mas a falta de eficácia impediu um triunfo merecido. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

O encontro da segunda mão está marcado para terça-feira, em Teplice, onde a formação comandada por Francisco Neto vai tentar replicar as presenças nas fases finais de 2017 e 2022.

Francisco Neto ( Treinador de Portugal) – “Aproveitar melhor as oportunidades”

Francisco Neto
Francisco Neto, selecionador português. Ao seu lado, Tatiana Pinto. Foto de ANTÓNIO PROENÇA

Antes do jogo, as jogadoras estavam completamente normais, até normais demais. Pensei que poderiam estar mais empolgadas ou ansiosas, mas não foi o caso.  Uma coisa é certa: esta equipa reage muito bem perante o apoio dos portugueses e esteve sempre tranquila.

Estratégica e taticamente, cumprimos o que estava delineado. Queríamos pressionar alto, ganhar bolas no meio campo adversário e desgastar a Chéquia com posse de bola. Isso foi evidente. Dominámos, mas o que precisamos melhorar é a abordagem no último terço do campo. Podíamos ter tido mais critério nas decisões. Ficámos satisfeitos com o domínio e com a forma como recuperámos muitas bolas, o que é um indicador de controlo do jogo. No entanto, é necessária  maior audácia e eficácia na concretização.

As alterações táticas realizadas neste jogo foram pensadas para o contexto do momento, não necessariamente com o próximo jogo em mente. Sentimos, principalmente nos momentos em que perdíamos a posse de bola, que o jogo se tornava partido e perigoso. Por vezes, fruto da fadiga, tivemos de refrescar a equipa para manter a intensidade. Isso foi feito com o objetivo de controlar melhor este jogo e não pensando já no próximo.

Durante a preparação, analisámos bem os diferentes cenários que a Chéquia poderia apresentar. Sabíamos quais os caminhos que elas poderiam explorar e ajustámos a estratégia. A grande lição a tirar daqui é que precisamos de melhorar a abordagem no último terço, ter mais critério e eficácia. Tivemos várias ocasiões claras, mas, a este nível, é fundamental aproveitar melhor essas oportunidades.

Ficha do Jogo

Estádio do Dragão, Porto

Espetadores: 40189

Árbitro: Silvia Gasperotti ( Itália)

Portugal; Inês Pereira; Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Joana Marchão; Andreia Jacinto (Dolores) e Tatiana Pinto; Kika Nazareth (Stephanie Ribeiro), Jássica Silva (Diana Silva) e Ana Capeta (Andreia Norton)

Portugal Feminino 2
O “onze” de Portugal que iniciou o jogo frente à Chéquia, Foto de ANTÓNIO PROENÇA

 Suplentes: Patrícia Morais, Rute Costa;Alícia, Andreia Bravo, Andreia NOrton, Fátima Pinto, Dolores, Diana Silva, Andreia Faria, Carolina Mendes, Ana Rodrigues e Stephanie Ribeiro

Treinador: Francisco Neto

 

Chéquia: Votiková; Slajsová, Bertholdová, Dedinováe Bartonová; Svitková (Starová), Cahinová (Soontagová) e Dubcová; Cerná (Pecková), Stasková (Kotroková) e Khyrová  (Krajciriková)

Suplentes: Jilková, Radová, Berndová, Paulenová, Soontagová, Veselá, Krajciriková, Starová, Kotrcová, Polaaková, Pecková e Ruzicková

Treinador: Karel Rada

 

Golos: Svitková (0-1); Kika Nazareth (1-1)

Cartoes Amarelos: Dubcová; Krajcirijová; Radová

Cartões Vermelhos: não houve

Ao intervalo:0-1

Resultado Final:1-1

Reportagem OC : Alberto Jorge Santos (texto) e António Proença ( fotos)

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img