14.9 C
Porto
16.5 C
Lisboa
22.9 C
Faro
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ponte de Lima – “Os brinquedos da Sãozinha e do Manel” finalizam exposições de 2023 no Museu do Brinquedo

O Município de Ponte de Lima vai promover uma exposição baseada numa magnânima coleção de bonecas e carros que contam a história de dois irmãos refletida em brinquedos doados ao Museu do Brinquedo.

As mais lidas

Os donos desta coleção, a “Sãozinha” (Marieta da Conceição Cunha de Matos) que nasceu em 1953 e o “Manel” (Manuel António Cunha de Matos) que nasceu em 1955, foram ambos diagnosticados com uma doença degenerativa neuromuscular.

Persistentes, curiosos, cultos e ávidos de conhecimento, desde jovens se interessaram pelo colecionismo, e, com ajuda dos pais, viajaram numa carrinha adaptada por vários países, onde adquiriram muitos objetos, principalmente carros e bonecas. Embora reféns de uma cadeira de rodas, expandiram-se também através da internet (na altura ainda recente), e foi pela Internet que descobriram e adquiriram parte dos brinquedos das coleções, que vão poder conhecer nesta exposição.

A coleção de bonecas da Sãozinha, inclui aproximadamente 300 peças e a coleção de carrinhos do Manel compreende um espólio de cerca de 500 peças. Um legado generosamente doado ao Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima pela família Matos, de Valadares – Vila Nova de Gaia, para que crianças, jovens e adultos possam conhecer, aprender e desfrutar destas peças, e sobretudo, sorrir.

Esta exposição estará patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português de 8 de dezembro de 2023 a 28 de abril de 2024.

Horário de funcionamento:
3ª feira a Domingo das 10h00 às 12h30 (12h00*) e das 14h00 às 18h00 (17h00*)
*A última entrada de visitantes realiza-se no horário indicado a negrito.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img