9.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quinta-feira, Outubro 30, 2025

Políticos

Mais artigos

Tenho a sorte de ter podido contemplar ao longo dos muitos anos de vida, todas as movimentações políticas, deste nosso país, desde o ano em que tive consciência do que é a vida e as dificuldades inerentes a ela, ou seja, desde 1955.

Desde então, vivia-se um ambiente estranho, contido em seus movimentos, por uma ditadura que nos infligia dor, dificuldades e obstrução ao desejo de se poder voar um pouco mais alto.

Devido a esse facto, e porque já tinha os meus irmãos longe desta terra, lembraram-se eles, de me chamarem para viajar até onde estavam, na maravilhosa Angola, dita Província Ultramarina (outra mentira que nos incutiram durante tanto tempo). Vivia-se sem sustos, nem ameaças da polícia política, a qual fazia a vida negra aos que aqui, em Portugal, pensassem na tal democracia, coisa impensável naquele regime autoritário.

Bom, deu-se o belo 25 de Abril de 1974 e parecia que as coisas iriam mudar. Todavia, durante cerca de ano e meio, o mundo virava do avesso, a tal ditadura de direita, virara-se para a esquerda. Estava uma confusão de assustar o susto.

Felizmente que as coisas foram tomando o rumo, com golpe daqui e golpe dali, consolidou-se a dita democracia.
Mas vem toda esta narrativa para vos dizer o que penso e tenho observado desta democracia que nos foi oferecida e pela qual temos tido o privilégio de poder votar, escolhendo (?) os nossos representantes. Passados que são 51 anos desde aquele levantamento militar, com governo atrás de governo, oposição que ataca o governo, depois invertem-se os casos, o acusado agora é acusador.

Passámos todos estes anos, no marasmo evolutivo, como povo, como país.
Claro que houve bastantes mudanças deste 1974, claro que sim.
Mas olho para tantos países por esta Europa unida (?) e vejo-os a ultrapassarem-nos com total desprimor para nós e…nós sempre atrás de todos.
Entrou-se nessa tal EU e o dinheiro começou a aparecer e a desaparecer, sem que o povo  beneficie disso.

São milhares de milhões que entram e mais de 2 milhões de portugueses, auferem uma pensão de pouco mais de € 350,00 (Será quanto paga um político num almoço de trabalho(?) num restaurante).
Uma vergonha!
São cerca de 2 milhões de pessoas no limiar da pobreza, em 2025.
O sistema de saúde está a entrar em colapso.
A educação um caos.

E os políticos pavoneiam-se como se fossem os heróis da abundância, quando estamos falidos, e o dinheiro vindo da EU, a entrar em catadupas!
A corrupção parece ser uma instituição instalada.
A Assembleia da República, parece um Circo, onde o desrespeito é absoluto e frequente, por aqueles que deveriam ter a dignidade de saber criar leis em prol da sociedade, do povo.

Que governos são estes, que patriotismo tem esta gente?
São de total descaramento a falarem dos problemas que nos afectam no dia a dia.
A nossa economia, anda aos soluços para crescer 2%, enquanto a Irlanda, que há alguns anos estava pior que nós, tem um crescimento de 10%.
Triste país que tem o azar de ser assim (des)governado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img