8.5 C
Porto
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Planetiers World Gathering 2023 reuniu em Aveiro – tiradas importantes conclusões e estabelecidos acordos relativamente ao ambiente

As mais lidas

Com abertura no passado domingo, dia 29 de outubro, no Centro de Congressos de Aveiro, o Planetiers Worl Planetiers 2023 terminou no dia 31 de outubro. O evento de três dias foi um grande sucesso, atraindo 17 mil participantes de mais de 100 países, incluindo 120 palestrantes e 50 startups. O Planetiers assume-se como um ecossistema que tem como objetivo ajudar os changemakers a se conectarem e destacarem soluções sustentáveis de longo prazo em plena crise climática.

DSCF2421
Destaque para o anúncio de Paul Peterson da Montana Technologies de que lançará a sua solução de ar condicionado sustentável na COP28 no Dubai, em dezembro. O produto, AirJoule®, também fornece uma fonte de água, colhendo o vapor de água que existe no ar.

Os Planetiers Honors Awards também foram um momento alto da conferência e, este ano, os homenageados foram Dina Storey (Marfa Advisors Partner), Christoph Lagwallner (CEO e Cofundador da WhatIF foods), Scott Poynton (Fundador e Diretor de Inspiração da The Pond Foundation) e Satya Tripathi (Secretário-Geral da Aliança Global para um Planeta Sustentável)

Ao longo dos três dias, o Planetiers recebeu uma série de oradores ilustres, como Satu Suikkari-Kleven (Embaixadora da Finlândia em Portugal ), Dra. Vandana Shiva (Ambientalista, Ativista e Cientista) e Satya Tripathi (Secretário-Geral da Aliança Global para um Planeta Sustentável), que proferiram palestras e participaram em painéis que incidiram sobre uma variedade de assuntos relacionados com o ambiente, incluindo a economia azul.

IMG 1356
Está provado que as mudanças climáticas estão a ter impacto significativo na população, em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que 3,6 bilhões de pessoas já vivam em áreas suscetíveis às mudanças climáticas e que, entre 2030 e 2050, causarão cerca de um quarto de milhão de mortes anualmente. Em simultâneo as Nações Unidas emitiram um alerta de que, a menos que sejam tomadas medidas para diminuir as emissões de carbono, as temperaturas podem aumentar em 4,4°C até o final do século.

Em paralelo com as sessões no palco, com mentes brilhantes implementando soluções sistêmicas e transformações de mercado, em todo o mundo, esta edição foi marcada pela ênfase na promoção de reuniões bilaterais criação de grupos de trabalho heterogêneos de todo o mundo para explorar potenciais colaborações com impacto significativo no planeta.

Realizaram-se encontros entre especialistas internacionais e inovadores com empresários nacionais. Foram, ainda, firmados acordos para reunir fundos de investimento internacionais para capacitar projetos com alto potencial de escalabilidade e transformação setorial.

A Embaixada da Finlândia em Portugal manifestou interesse em colaborar com a Planetiers, no próximo ano, de forma a estreitar as relações entre os países europeus e promover a partilha de conhecimento, inovações e recursos.
Os grupos de trabalho que surgiram desta edição reuniram figuras influentes de regiões como Brasil, Emirados Árabes Unidos, EUA, Arábia Saudita, Reino Unido, Espanha e Portugal.


Foi também criada uma nova iniciativa para alinhar vários projetos e discussões em preparação para a COP28, que acontecerá no Dubai este ano, garantindo que o evento seja bem preparado e impactante.
Sérgio Ribeiro-CEO & Co-fundador do Planetiers afirmou:
O Planetiers World Gathering 2023 foi um sucesso. Pessoas de todo o mundo tiveram oportunidade de se conectarem e, identificar iniciativas importantes, e fazer projetos em conjunto. Juntamente com a Embaixada da Finlândia estamos a analisar a melhor forma de trabalharmos juntos nas trocas de conhecimento e promoção de práticas sustentáveis para organizações europeias. Já estamos a trabalhar para o Planetiers World Gathering do próximo ano e, estamos a avaliar a melhor forma de escalar ainda mais este ecossistema global.”






- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img