13 C
Porto
16.7 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

O CIDADÃO: jornal voluntário com espaço para todos.

As mais lidas

Bem vindos a este projeto que hoje inicia!

Às pessoas em geral: este jornal é vosso. Estão todos convidados a colaborar – escrever ou outras funções. Como poderão verificar em “O Projeto Cidadão”, no canto superior esquerdo da página, a ideia é abrangente. Todos podem associar-se, Todos! Estamos perante uma ideia social e voluntária de comunicação social, livre de amarras partidárias, económicas ou outras. Mas desengane-se quem pense que vimos hostilizar uns e dar apoio a outros. Não! Fazer jornalismo livre num jornal que separa, com todo o rigor opinião de informação. Privilegiamos a análise, comentário, crónica, opinião. Só exigimos respeito pelos outros, por nós próprios, pela liberdade e elementar  boa educação. A liberdade e democracia ensinaram-nos que, para fazer o contraditório, não necessitamos de recorrer ao insulto e à má educação

Não esperem de nós sensacionalismo e “cusquice” . Fora do espaço público, cada um tem direito à privacidade, mesmo as figuras públicas. O exagero do “sangue”, a promiscuidade, a confusão entre comentador e jornalista não são para aqui.
Mas seguimos sem tabus ou complexos. Relatamos o que tiver de ser relatado. Diremos o que tiver de ser dito. A Região do Grande Porto, em particular, e os seus cidadãos, têm aqui, a partir de hoje, um espaço privilegiado de debate livre. Usem-no! É vosso! Se quiserem aderir, associando-se ao projeto, contatem através de geral@ocidadao.pt Todos são bem vindos e todos seremos poucos.
Referi a região do Grande Porto por aqui estarmos mais focados sob o ponto de vista noticioso, mas todo o país nos interessa. Dentro da filosofia editorial traçada, esperamos, sinceramente, por pessoas de todos as partes , mesmo dos que estejam fora do país. Sendo um jornal de todos, não faria sentido, fechá-lo numa espécie de quintinha.

 

Ao governo: Por querermos ter convosco uma relação profícua, democrática, de respeito, não aceitaremos que nos transportem para ações promíscuas, comprometendo o Código Deontólogico. Entendemos a vida democrática com muito rigor e estaremos sempre prontos, para o que for necessário, na defesa das pessoas e do país. Para isto, o governo pode contar connosco. Agradecemos que nos enviem, portanto, as informações e documentos que achem importante divulgar. Nunca estaremos ao lado de quem promova censura, boicote a liberdade de expressão e corte a possibilidade de todos poderem dizer o que pensam, em liberdade. A estratégia e tática política/partidária está fora do nosso âmbito. Como jornalistas, relataremos, o melhor que soubermos, o que vimos, sentimos e ouvimos. A quem opina, caberá a função analítica. Linha grossa entre informar e opinar. Portugal, a Comunicação Social , a democracia e o governo só têm a ganhar se houver respeito e clareza nestes processos.

 

Aos autarcas: Por muitos detratores que haja, meus amigos, não nascemos para hostilizar seja quem for. Para nós o jornalismo é verdade, clareza, respeito pelas fontes, rigor. Também convosco queremos uma boa relação, como é óbvio. Mas nunca promiscuidades que levem à manipulação, campanha e propaganda. Contem connosco porque a democracia precisa que o detentor de cargos públicos e o jornalista se respeitem e entendam o trabalho de cada um. Colaborar, sim; manipular, não. Estamos ao vosso dispor. Falem connosco. Dentro da nossa filosofia editorial, podemos ser excelentes parceiros.



Aos empresários: estimados empresários, “O Cidadão” tem espaços próprios para divulgar o vosso trabalho e a vossa força de empreender. Queremos falar do que desenvolvem, anseios, objetivos diversos, das críticas, dos elogios e das pessoas a quem dão trabalho. Terão de ser vocês, caros amigos, o nosso maior sustentáculo financeiro. Através de publicidades. O jornal está, desde já, à vossa disposição para publicitar a marca ou serviços. Notem que as entradas financeiras não são para nós, os colaboradores – somos voluntários – mas para melhorar o próprio jornal e para termos uma função social cada vez mais forte. Tudo será claro. publicidade@ocidadao.pt é para usarem. Ao ajudar O Cidadão estão a ajudar a sociedade em que vivem. Tal como nós fazemos, através do trabalho editorial e comercial.

 


Aos jovens: estão entre as nossas grandes prioridades. Vamos desafiar-vos a aprenderem a escrever num jornal, escrevendo mesmo e assinando. Queremos ajudar-vos a encontrar um caminho; e que percebem o drama das “fakes news”, libertando-se, tanto quanto possível, delas. Teremos conteúdos específicos para a juventude. Sem esquecer os podcasts e as videonotícias. Se tens gosto por escrever, pelo vídeo, pelo som ou pela fotografia, diz-nos em: geral@ocidadao.pt e nós iremos ter contigo.

 


Aos seniores: vamos levar a cabo um projeto conjunto seniores/jovens. Para já, todos os que quiserem publicar trabalhos, seja de desenho, fotografia, poesia, outros textos, estamos cá para vos apoiar. Não vos queremos ver sozinhos. Seremos companhia. Falem connosco: geral@ocidadao.pt

 


Às comunidades: sabemos bem que muitos de vocês estão abandonados, desintegrados, desapoiados, sem norte. Não importa nacionalidade, credo religioso, ou outra sensibilidade ou cultura. Cá estamos para dar a nossa contribuição, fazendo o possível por chamar a atenção, divulgar. E quem sabe se não poderão fazer parte, também, dos nossos projetos globais. Aos que, felizmente, estão bem enquadrados socialmente, contamos com as histórias, as expeiências; serão, seguramente, muito interessantes.    

 


Aos partidos políticos: claro, não vos esquecemos. Além de termos colunistas a fazer análise política – nacional e local – queremos que  todas a ideologias e sensibilidades tenham espaço. Vamos enviar uma circular à Distrital do Porto para que nomeie uma pessoa para escrever pelo partido periodicamente. Contataremos todos, pois temos espaço para as vossas opiniões partidárias, assumidas e assinadas.

Os convites estão feitos.
Os pedidos (indispensáveis!), também!
Cabe a todos nós, trocarmos o remanso da rede social, por uma participação cívica efetiva.
Aceitam o nosso desafio?
Então, venham daí, vamos todos juntos. Há tanto por fazer!
jorgesantos@ocidadao.pt

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img