20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Noite de terror na Serra de Sintra: um desafio aos limites do medo

Bruxas e fantasmas prometem assombrar os participantes da iniciativa “Caminhada Halloween Terror: A Maldição de 2023”, agendada para 28 de outubro, no cenário natural da Serra de Sintra.

As mais lidas

Abílio Ribeiro
Abílio Ribeiro
Jornalista

Cerca de 40 figurantes vão integrar a “Caminhada Halloween Terror: A Maldição de 2023”, encarnando personagens alusivas ao misticismo e ao sobrenatural. Fantasmas, zombies e bruxas vão estar estrategicamente colocados ao longo de um percurso de 3 km, cujos detalhes logísticos requerem quase 3 meses de preparação. Será a 28 de outubro que a floresta da Serra de Sintra vai transformar-se num “vórtice de terror profano”, ameaçando “engolir qualquer alma desatenta”, tal com refere a Andamento, a empresa de turismo e aventura que organiza a Caminhada.

O fundador, Daniel André (guia de montanha e especialista em operações especiais, orientação, cartografia e sobrevivência), adianta que “a ideia surgiu há 11 anos, quando realizámos a 1.ª edição na Serra de Sintra. Por ser um nicho de mercado inexplorado em Portugal, decidimos avançar e perguntar a um grupo de amigos se queiram participar e ajudar na organização. Em dois dias, juntámos 20 amigos que foram caracterizados no dia do evento com motivos de terror”.

Esta é já a 8.ª edição de um projeto que tem superado todas as expetativas e que “desafia os limites do medo, num abismo de emoções perturbadoras e de terror implacável”. As regras são simples: a participação não é aconselhada a menores de 12 anos, os figurantes podem tocar no público (já o contrário não é permitido) e quem tem problemas físicos ou fobia não deve participar.

O percurso da “Caminhada Halloween Terror: A Maldição de 2023” conta com alguns desníveis pouco acentuados. O grau de dificuldade é considerado moderado. Todos os participantes são aconselhados a levar calçado aderente, roupa confortável (e adaptada às condições climatéricas), assim como lanterna. O circuito estará previamente assinalado.

A Serra de Sintra é o cenário ideal para a realização deste tipo de caminhadas – quer pela sua magia natural, quer pela sua componente mística milenar. A Andamento rege-se sempre pelas melhores práticas ambientais. Anualmente, plantamos cerca de 200 árvores no Parque Natural Sintra-Cascais ou noutra área de Paisagem Protegida em Portugal. Temos um lema: «uma Caminhada, uma árvore plantada». Somos parceiros de diversas associações ambientais e culturais e eu faço parte do Conselho Consultivo para a Gestão do Arvoredo do Município de Sintra”, sublinha Daniel André.

A Caminhada inicia-se às 22h00 (é essencial chegar meia-hora mais cedo ao ponto de encontro, na zona do Linhó) e deverá terminar pelas 02h00. O custo é de 15 euros por pessoa, para inscrições até 27 de outubro. Quem pretender inscrever-se no próprio dia, 28 de outubro, também pode fazê-lo – mas, neste caso, o valor a pagar é de 20 euros por pessoa (e mediante disponibilidade de vaga).

Para informações e inscrições: http://andamento.pt

 

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img