15.8 C
Porto
18.1 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Mogadouro – Residencial para Idosos da Misericórdia comemora 10 anos com serviços de excelência

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro assinalou o 10º aniversário da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São João Baptista, num encontro que decorreu este fim de semana com a presença daqueles que contribuíram para a edificação desta resposta social e, ainda, cerca de 170 convidados que se juntaram aos 52 utentes e 40 colaboradores que ali vivem e trabalham.

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer

Toda a comunidade constituída pelo Estado, Município de Mogadouro e a própria Misericórdia reconhecem que, graças ao dinamismo, visão e capacidade de gestão do Provedor João Henriques, foi possível a Misericórdia de Mogadouro alcançar patamares de excelência, sendo hoje uma referência no seio Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) nacionais.

Este momento especial permitiu agradecer publicamente a todos que contribuíram, em 2014, para a edificação desta resposta social direccionada para a terceira idade, nomeadamente o então presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Machado.

Estes resultados muito positivos só foram possíveis, segundo afirmou o Provedor, graças à “união de esforços do Estado, do Município e da Misericórdia”.

Por seu turno, o presidente do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, realçou que a ERPI São João Baptista, que está dotada de “condições físicas e serviços excelentes e que se distingue de todas as outras, é a melhor do país”.

ERPI1
Direitos Reservados

A cerimónia contou, ainda, com a presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, deputado Nuno Gonçalves, e dos presidentes da Câmara Municipal de Mogadouro, antigo e atual, António Machado e António Pimentel, respectivamente.

Para memória futura, foi descerrada uma lápide com a referência ao evento e aos três grandes financiadores desta obra, a saber: Programa Operacional Potencial Humano (POPH), Município de Mogadouro, sendo seu Presidente António Machado, Misericórdia de Mogadouro, sendo seu Provedor o Dr. João Henriques.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São João Baptista é exemplo do que de melhor existe no país no que concerne ao acolhimento de pessoas idosas. Apresenta condições físicas únicas: gabinete médico e de enfermagem, mediateca, biblioteca, capela, salas de actividades, espaço exterior para jardinagem, ginásio/ fisioterapia, piscina interior aquecida, jacúzi, sauna, banho turco, cabine de hidromassagem. Tem capacidade para 52 residentes, em 30 quartos duplos e individuais.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img