A Hora do Planeta, iniciativa promovida pela WWF, reforça este ano o apelo à ação contra a destruição ambiental. A proposta passa por dedicar 60 minutos a uma ação sustentável, registando-a no Banco de Horas, plataforma onde se pode medir o impacto dos contributos individuais e coletivos.
Até ao momento, mais de 150.000 horas já foram registadas em Portugal, entre ações individuais e atividades promovidas por municípios. O Banco de Horas disponibiliza sugestões em áreas como sustentabilidade, alimentação, bem-estar e criatividade, incentivando a integração de hábitos ecológicos no quotidiano.
Segundo Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, “A Hora do Planeta é um movimento global imparável que junta milhões de pessoas. Simboliza a união das pessoas pela natureza, num momento em que enfrentamos crises ambientais sem precedentes.”
Este ano, 95 municípios e várias empresas aderiram ao evento, com monumentos emblemáticos como o Castelo de São Jorge, Torre de Belém, Ponte 25 de Abril e Estação de S. Bento a apagarem as luzes em apoio à causa.
A Hora do Planeta surgiu em 2007, na Austrália, e desde então tornou-se um movimento mundial, com mais de 190 países envolvidos. Portugal participa desde 2008, desligando luzes de vários edifícios e monumentos.
OC©
Foto | Estúdio PIXBAY
