A Câmara Municipal da Mealhada anunciou a integração no projeto Radar Social, com uma candidatura aprovada no valor de 155.105,30 euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e operacionalizada pela Segurança Social. Com o slogan “Ouvir, agir e cuidar”, o projeto pretende coordenar respostas sociais para combater a pobreza e a exclusão social.
O início do projeto contará com dois técnicos dedicados à coordenação, parceria e identificação de problemas junto das redes locais de apoio. Inicialmente, será feito um diagnóstico social para identificar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, bem como os recursos e soluções locais disponíveis.
Numa segunda fase, o projeto incluirá um sistema de georreferenciação social e capacitação, visando a otimização dos recursos e a eficácia da ação das entidades locais.
“O que se pretende é estar mais próximo das famílias que necessitam de algum tipo de apoio, coordenando as respostas disponíveis e encaminhando cada beneficiário para a solução mais adequada”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
O financiamento do projeto está garantido até março de 2026.
Edição: Rui Paulo Costa