8.5 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

MEAJAZZ & BLUES será nos dias 28 e 29 de junho no Lago do Luso

O Meajazz & Blues volta ao Lago do Luso, dias 28 e 29 de junho, numa edição de qualidade com nomes como Azar Azar, Budda Power Blues, Martin Harley e Maria João e Carlos Bica Quarteto.

As mais lidas

Esta sétima edição do Meajazz & Blues teve um primeiro momento, ontem, 28 de abril com Jacqui Naylor, no Cineteatro Messias. A intérprete e compositora regressou a Portugal para apresentar em primeira mão o novíssimo disco “Treasures of the Heart”. 

O festival, propriamente dito, acontece a 28 e 29 de junho, no Lago do Luso, com entrada gratuita.

apreMeajazz24 01
Apresentado o Meajazz 2024 na Mealhada. Direitos Reservados

Esta sétima edição caracteriza-se, nas palavras do curador, Pedro Galhoz, “por um cartaz de luxo”. “Partindo da raiz do Jazz e do Blues, apresentamos aqui nomes de grande qualidade reconhecimento, que certamente, surpreenderão um público mais habituado ao estilo, mas também aqueles que não são tão conhecedores deste estilo musical. Temos grupos que seguem uma linha mais tradicional e outros que vão mais para a inovação, grupos emergentes e outros consagrados e internacionais”, explica.

Para António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esta sétima edição tem tudo para ser de “excelência“. “Quer pelo cartaz, quer pelo local idílico do Lago do Luso, estamos certos de que o Meajazz atrairá muitos residentes, mas também muitas pessoas de vários pontos do país que já reconhecem a Mealhada como um destino cultural”, afirmou o autarca, na apresentação do programa.

No dia 28 de junho, atuam Azar Azar e Budda Power Blues. Azar Azar, nome artístico de Sérgio Alves, promete trazer ao palco todo o seu trajeto musical do Hip Hop ao House, do Techno ao Broken Beat. É certo que é no Jazz Funk que as suas composições estão ancoradas, mas, ao longo dos oito temas do seu LP de estreia, a inspiração de figuras tutelares como Roy Ayers, George Duke ou Donald Byrd cruza-se com a presença de uma caleidoscópica variedade de géneros que têm alimentado as pistas de dança de Detroit, Nova Iorque ou Londres, para dar corpo uma música autónoma, intensa, estimulante e personalizada.

Os Budda Power Blues são uma banda de blues nacional que acaba de completar 20 anos de carreira. A intenção não é só revisitar as principais salas por onde a banda passou ao longo destes 20 anos, mas também abrir a porta a novas salas que marcarão a década seguinte de vida do trio. Com 12 álbuns discográficos editados e centenas de concertos, os Budda Power Blues são a mais consagrada e respeitada banda de Blues nacional. Neste concerto estará presente o novíssimo disco de inéditos, com edição limitada em vinil, intitulado “Walking Shoes & Thinking Hat“.

No dia 29 de junho, sobem ao palco Martin Harley e Maria João & Carlos Bica Quarteto. Martin Harley foi várias vezes nomeado no Reino Unido nas categorias de melhor artista acústico, melhor guitarrista e melhor performance de blues acústico, Martin Harley regressa uma vez mais a Portugal para mostrar no MeaJazz & Blues a razão pela qual é considerado um dos melhores do mundo no estilo Slide Guitar.

O Meajazz & Blues vai na sétima edição e insere-se num projeto de diversidade e enriquecimento cultural do Município, quer para residentes, quer para os muitos turistas e veraneantes que escolhem a vila termal do Luso para alguns dias de descanso. “Este festival é uma aposta cultural e turística diferenciadora que temos vindo a valorizar na certeza de que este é um projeto capaz de atrair diferentes públicos num fim de semana único no Luso e no concelho da Mealhada”, sublinhou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A ideia é abrir horizontes musicais, ter artistas de vários países, com influências diversas, uns consagrados e outros emergentes, sempre com grande nível performativo, de forma agradar aos mais exigentes, mas simultaneamente surpreender e cativar novos públicos“, adiantou Pedro Galhoz.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img