10.9 C
Porto
16.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Terça-feira, Setembro 16, 2025

Luís Filipe Menezes à frente da corrida em Gaia, com mais oito pontos do que candidato socialista

Antigo líder do PSD e ex-autarca de Gaia reúne 41,6% das intenções de voto, segundo sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI/CNN. João Paulo Correia aparece a mais de oito pontos mas ainda dentro da margem de erro

Mais artigos

Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD e ex-autarca de Gaia, reúne 41,6% das intenções de voto, enquanto João Paulo Correia aparece a mais de oito pontos mas ainda dentro da margem de erro.

Menezes é o favorito à vitória nas eleições para a presidência da Câmara de Vila Nova de Gaia.  De acordo com uma sondagem da Pitagórica para o JN, TSF e TVI/CNN, o candidato social-democrata (41,6%) tem nesta altura uma vantagem de oito pontos percentuais sobre o socialista João Paulo Correia (33,4%). Em terceiro lugar surge António Barbosa, do Chega (12,9%), seguido de André Araújo, da CDU (4,1%), e de João Martins, da coligação BE/Livre (2,3%).

Outdoor da campanha eleitoral de Luís Filipe Menezes à Câmara Municipal de Gaia

Como líder da coligação entre PSD, CDS e IL, Luís Filipe Menezes regressa a um lugar que já foi seu durante quatro mandatos consecutivos (1997 a 2013). A vantagem sobre João Paulo Correia (PS) é notória, mas há pelo menos dois dados que apontam para uma corrida que ainda não está decidida.

É necessário considerar os 22,2% de indecisos, e, por outro, a margem de erro da sondagem, que aponta para um empate técnico: o intervalo superior do PS (37,6%) fica quatro décimas acima do intervalo inferior de PSD/CDS/IL (37,2%).

Fonte: JN/Barómetro TVI, CNN Portugal, TSF e JN, Pitagórica • Gráfico: Inês Moura Pinto/JN
Voto direto com distribuição de indecisos. Amostra de 500 eleitores recenseados em Vila Nova de Gaia inquiridos entre 1 e 7 de setembro

Contudo, o exercício contrário é igualmente legítimo: entre o intervalo superior de Menezes (46%) e o inferior de Correia (29,2%) há uma vantagem de quase 17 pontos para o homem que também já foi líder do PSD. Se atingisse esse patamar, teria um resultado similar ao que conseguiu quando conquistou, pela primeira vez, a Câmara ao PS, em 1997, e, provavelmente, uma maioria absoluta no Executivo.

Entretanto, pouco depois da meia noite, Luís Filipe Menezes dirigiu-se aos funcionários da Câmara Municipal de Gaia, através das redes sociais, para recomendar: “(…) não se deixem amedrontar e manipular por quem nunca vos defendeu com sinceridade e igualdade de tratamento e que só deseja através de métodos ínvios, defender os seus cargos e privilégios (…)”.

De acordo com a análise da sondagem do JN, Luís Filipe Menezes não lidera apenas nas intenções de voto: é também o “candidato mais bem preparado” (45,8%) e o que trouxe “melhores propostas” (27,6%). O que resulta numa maioria (51,4%) que acredita que será ele a vencer as eleições de 12 de outubro. O socialista fica bastante para trás nesta dinâmica de vitória (19,8%), incluindo entre os eleitores socialistas (40% acham que será Menezes o vencedor).

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img