16.3 C
Porto
19 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Terça-feira, Outubro 15, 2024

Limpeza Urbana em debate no Funchal

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer

Pessoas, ambiente e economia, os três pilares da sustentabilidade, estiveram em destaque no 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), que dedicou três dias à “Limpeza Urbana + Sustentável”, o mote da edição deste ano do evento charneira da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.

O encontro decorreu no Funchal, entre os dias 25 e 27 de setembro, e debateu os principais temas do setor, entre os quais as metas europeias, a renaturalização das cidades, as estratégias municipais para a sustentabilidade, a transição energética, o financiamento, as novas tecnologias, a valorização dos territórios, as lógicas de proximidade e a felicidade na limpeza urbana, entre outros.

Durante os três dias de conferências, participaram no encontro dezenas de oradores nacionais e internacionais, nomeadamente Michael Groves, geógrafo e fundador da empresa escocesa Topolytics, que mostrou como o uso de novas tecnologias na recolha e gestão de resíduos urbanos pode ajudar a tornar o setor mais transparente e eficiente.

José Ignacio Lacomba, responsável pela gestão dos espaços verdes da cidade de Valência e coordenador da candidatura (vencedora) deste município a Capital Verde Europeia 2024, veio de Espanha para abordar os desafios que as cidades e os respetivos serviços de limpeza urbana enfrentam com a renaturalização e a implementação de soluções baseadas na natureza.

A masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana” deu a conhecer, logo no início dos trabalhos, alguns exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana. Uma iniciativa que “visa auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU”, explicou a associação.

Além de especialistas e profissionais do setor, o encontro contou também com autarcas de todo o país, convidados a debater diferentes estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais. “As cidades enfrentam hoje inúmeros desafios e a necessidade de encontrar as melhores soluções para cada território, com as suas características próprias, é uma preocupação permanente dos decisores políticos”, realçou Luís Almeida Capão, presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana.

Vídeo da Associação de Limpeza Urbana:

OC/MP/Smart Cities

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img