14.2 C
Porto
22.4 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Sábado, Outubro 11, 2025

Legado de Fiama Hasse Pais Brandão em espetáculo no Fórum Luísa Todi

Espetáculo revisitou uma das criações mais emblemáticas de Fiama Hasse Pais Brandão, figura da literatura e do teatro portugueses do século XX

Mais artigos

O espetáculo “F de Fiama – Mariana Pineda“, apresentado no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, revisitou uma das criações mais emblemáticas de Fiama Hasse Pais Brandão, figura da literatura e do teatro portugueses do século XX.

A produção, da UMCOLETIVO e do GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, propôs uma viagem entre passado e presente, reerguendo a encenação de Mariana Pineda, de 1975, a partir do texto homónimo de Federico García Lorca, que Fiama assinou no seio do Grupo de Teatro Hoje, fundado com Gastão Cruz e Carlos Fernando.

Mariana Pineda – espetáculo de dança. Foto: CMSetúbal

Com direção artística sustentada num trabalho de pesquisa e reconstrução de arquivos, incluindo a partitura musical original de Jorge Peixinho e o programa de Igrejas Caeiro, o espetáculo constitui “um processo de arqueologia teatral“, evocando a liberdade criativa que emergiu com o final da ditadura portuguesa e a importância das mulheres na história do teatro do século XX.

Ao longo de 70 minutos, “F de Fiama – Mariana Pineda” confrontou o público com a efemeridade da cena e o diálogo entre tempos e linguagens, num encontro entre memória e criação contemporânea.

Mariana Pineda – espetáculo de dança. Foto: CMSetúbal

A apresentação, integrada na programação regular do Fórum Municipal Luísa Todi, contou com a participação de alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora, reforçando a dimensão formativa e colaborativa do projeto.

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img