O Salão Nobre do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, foi o cenário escolhido para a apresentação do 1.º CD do Ensemble na Rota do Peregrino, no passado dia 20 de dezembro. O trabalho discográfico, intitulado “Dized, ai, trobadores: O cortês e o divino nas Cantigas de Santa Maria”, reflete a residência artística realizada na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. A gravação, efetuada a 13 de agosto de 2022, contou com a colaboração do Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa-MPMP Património Musical Vivo e da (ex) Direção Regional de Cultura do Algarve, sendo dirigida por Maurício Molina e Daniela Tomaz.
O projeto “Na Rota do Peregrino”, que integra este CD, é um evento anual iniciado em 2017, promovido pela associação O Corvo e a Raposa, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes, e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos. Este projeto, sob direção de Daniela Tomaz (Ensemble Med) e com direção musical de Maurício Molina (City University of New York), é ainda apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte (2017-2023) e pela Direção Geral das Artes (2024).
A apresentação do CD foi acompanhada pela presença de várias entidades ligadas à música e ao património, incluindo o MPMP, Património Musical Vivo e Na Rota do Peregrino, que marcaram a importância do trabalho artístico e da preservação da música medieval.
OC/RPC