O Município de Lamego e a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) firmaram um contrato de comodato que permite à autarquia a cedência do Palacete dos Padilhas, edifício histórico que até agora albergava a delegação de Lamego da TPNP. Este acordo, assinado no passado dia 11 de dezembro, é recíproco, uma vez que, em contrapartida, a autarquia cedeu à TPNP a utilização de uma sala e de um gabinete na antiga escola primária nº1, situada junto ao Bairro de Alvoraçães.
Na cerimónia de assinatura, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e o Presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, destacaram a importância desta parceria, que reforça a ligação entre as duas instituições. Ambos recordaram a colaboração já existente em projetos como o Douro & Porto Wine Festival, um dos maiores festivais dedicados ao vinho e à gastronomia da Península Ibérica.
Francisco Lopes afirmou que o Palacete dos Padilhas, pela sua localização e relevância patrimonial, será melhor aproveitado após a sua reabilitação, com a possibilidade de albergar serviços municipais ou outras entidades. Os serviços da delegação de Lamego da TPNP já estão a operar na antiga escola nº1, edifício que também recebe outras associações e entidades da região. O contrato de comodato tem a duração de 30 anos.
OC/RPC